Journey, único Dodge no Brasil, sairá de linha

Com a descontinuação, futuro da marca em nosso mercado é incerto. Mesmo nos EUA, decisão afeta 40% da linha da empresa
Dodge Journey 2017

Dodge Journey 2017 | Imagem: Divulgação

Talvez você não lembre, mas a Dodge Journey ainda aparece no site brasileiro da marca. Não só isso: sofreu mínimas alterações ao longo dos anos e é o único produto da marca oferecido oficialmente em nosso mercado. No entanto, uma decisão da Fiat-Chrysler (FCA) põe em risco o futuro da Dodge no Brasil.

Foi anunciado na última semana pela empresa que a fabricação dos modelos Dodge Grand Caravan e Dodge Journey terminaria e que o ano modelo 2020 seria o último. Os dois modelos atendem ao decadente segmento das minivans, que vem sofrendo com a evolução da demanda por SUVs. A produção na cidade mexicana de Toluca, porém, ainda não tem data para acabar, apesar de não poder passar deste ano.

Dodge Journey 2017
Dodge Journey: motor V6 é um dos destaques
Imagem: Divulgação

Como a Journey era o único produto Dodge que a marca oferecia oficialmente no mercado brasileiro, o fim da produção pode significar também o fim da operação da marca por aqui mais uma vez. Até o momento, a representação brasileira da marca não se posicionou oficialmente. De qualquer forma, mesmo se a operação deixar o país, ainda é necessário dar suporte de peças e manutenção por um período que costuma ser de 10 anos.

Se a operação brasileira da Dodge era pequena, nos EUA ainda tem relevância significativa dentro das empresas do grupo FCA, principalmente com o esportivo Challenger. A marca ainda oferece por lá o sedã Charger e o SUV Durango. No entanto, a Grand Caravan ainda fazia sucesso com as empresas de aluguel de veículos. Em 2019, a obsoleta minivan da Dodge vendeu mais que a soma de Challenger e Durango. É a primeira vez em quase quatro décadas que a Dodge deixa de oferecer uma linha de minivans e a marca perderá de uma vez só 40% de seus produtos.

Dodge Journey 2017
Dodge Journey
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!