Ka sedã não se chamará 'Ka Sedan'

Ford deverá batizar modelo com sobrenome inédito. Estreia ocorrerá antes do Salão do Automóvel

Futuro Ka sedã terá sistema SYNC que poderá baixar aplicativos | Imagem: AUTOO

Preocupada com um trocadilho pejorativo do termo ‘Ka Sedan’, a Ford afastou a possibilidade de batizar a versão três volumes do modelo com essa denominação. A escolha seria natural caso se seguisse o padrão visto em outros carros como o Fiesta e o Focus: “o Ka 4 portas terá um sobrenome”, adiantou um executivo durante a apresentação do conceito nesta segunda, 3, em São Paulo.

A nova família Ka é um antigo sonho da montadora que não coube no projeto antigo. Como o primeiro Ka nasceu como um subcompacto para a Europa, ele foi desenhado para ter apenas 2 portas. Mesmo na profunda reestilização de 2010 o modelo continuou com portas apenas na dianteira, o que sempre limitou suas vendas no Brasil.

Agora essa situação mudará. Tanto o Ka Concept quanto o sedã já foram pensados com portas traseiras. Mas não é só. Os dois chegarão ao mercado em 2014 com a missão não só de suceder o Fiesta Rocam como também roubar vendas dos novos compactos que estão à venda hoje. A estratégia é oferecer espaço generoso, motores econômicos, tecnologia a bordo e um design atraente, embora nesse quesito o Ka sedã não seja unanimidade.

O modelo apresentado nesta semana tem uma curva suave na carroceria, tendência da indústria hoje, mas uma traseira fácil de confundir com a concorrência – as lanternas, por exemplo, remetem ao Celer, da Chery. A lateral também tem frisos sobrando, mas é compreensível que o Ka não seja um primor visual, já que esse papel cabe ao New Fiesta.

Por isso a nova família deverá brigar mesmo com modelos como o up!, novo Uno e a dupla Sandero/Logan, carros que vendem mais por oferecerem um custo-benefício atraente.

O Ka hatch, mostrado em 2013, é o primeiro a chegar ao mercado, em maio. O Brasil será o primeiro lugar onde ele será vendido, mas como é um projeto global, mais países seguirão os passos daqui. O sedã ficará para o segundo semestre, algum tempo antes do Salão do Automóvel. Assim que eles entrarem em produção, o Fiesta Rocam deixa a linha de montagem – o velho Ka, por sua vez, já foi aposentado no final do ano passado, confirmou uma fonte da montadora.

Adeus aos ‘pés de boi’

O novo Ka é mais uma prova de que o segmento de populares básicos está desaparecendo do mercado. “O cliente não quer mais carro pelado como antes”, explicou Oswaldo Ramos, gerente-geral de marketing da Ford.

Embora a marca não revele, o novo compacto deverá custar a partir de R$ 30 mil, talvez um pouco menos, mas longe da faixa de R$ 25 mil onde o antigo Ka se situava. Ou seja, a Ford terá apenas em seu portfólio modelos mais equipados e caros.

É uma realidade que se estende às outras montadoras. Com o fim do Gol G4, a Volkswagen também deve deixar de lado o segmento de entrada atual, mais voltado para frotistas. Com o up!, a tendência é que não existam mais pés de boi na sua linha.

Os populares ‘pelados’ representam em torno de um terço das vendas de compactos desse tipo, porém, metade é destinada aos frotistas. Um volume pequeno comparado ao passado.

“A Ford decidiu deixar de vender a Ranger nos Estados Unidos quando as picapes ficaram sofisticadas”, lembra Ramos. “Como o público ficou mais exigente e a diferença entre a Ranger e a F-150 era pequena, quase ninguém comprava a primeira”, completa. Ao que tudo indica, é o mesmo fenômeno que está ocorrendo no Brasil.