Kia confirma SUV Stonic no Brasil

Região terá versão ainda inédita do modelo. Marca coreana também anuncia que venderá o Rio hatch antes do sedã
Kia Stonic 2019

Kia Stonic 2019 | Imagem: Autoo

A Kia surpreendeu ao anunciar a importação do novo SUV Stonic em 2019. O modelo será fabricado no México em breve e virá na versão equipada com motor 1.6 aspirado e câmbio automático para brigar com utilitários esportivos como o HR-V e Creta numa faixa de preços em torno de R$ 100 mil.

A novidade é que o Stonic mexicano não será exatamente como a versão europeia. A Kia usará parte do projeto para criar uma carroceria mais alta e espaçosa, mais em linha com o mercado americano que prefere SUVs mais robustos a crossovers urbanos como o Stonic atual. Mas certamente ele usará muito da plataforma do Rio como é possível perceber no interior do modelo vendido na Europa (veja no vídeo).

Quanto ao sempre prometido compacto Rio, a Kia afirmou que importará também do México a versão hatch com o mesmo pacote mecânico do Stonic apenas em versões mais completas para fazer frente ao Polo e ao Yaris, por exemplo. Já o sedã ficou para um segundo momento, não esclarecido pela marca, porém, com uma configuração parecida com o hatchback.

Novo Cerato a caminho

Apesar de não estar exposto no salão, o novo Cerato que começou a ser fabricado no México há alguns meses, será importado para o Brasil ainda no primeiro semestre. Trata-se da quarta geração do sedã que desde a primeira é vendido no Brasil. A segunda, aliás, foi a mais bem sucedida em território nacional e até chegou a ser cogitada para uma produção local, porém, a Kia há anos tem um problema judicial por conta da aquisição da Asia Motors, que deixou uma enorme dívida com o governo federal.

A Kia também aguarda uma votação no Congresso Nacional que visa reduzir os impostos de carros elétricos e híbridos. Caso ela seja aprovada, a marca se dispõe a vender no país o elétrico Soul EV e os híbridos Niro e Optima Hybrid. A marca, inclusive, é umas das que oferecerá test-drive de modelos elétricos no salão. Além deles, a Kia também expõe na São Paulo Expo os sedãs Stinger GT e K900, entre outros.