Kia Niro torna-se o híbrido mais econômico do mundo

Título foi validado pelo Guinness durante uma viagem de costa a costa pelos EUA
Kia Niro

Kia Niro | Imagem: Divulgação

Exibido como um dos destaques da Kia durante a mais recente edição do Salão de São Paulo, ocorrida em novembro, o híbrido Niro ainda parece uma promessa distante do mercado brasileiro devido ao custo elevado e os incentivos escassos para a difusão dessa tecnologia por aqui.

O modelo, um crossover que mescla elementos de SUV com station wagon sendo classificado pela Kia como um “Hybrid Utility Vehicle”, o Niro acabou de registrar um feito e tanto nos EUA. A novidade da Kia foi certificada com a chancela do Guinness World Record como o carro híbrido mais econômico do mundo.

A façanha foi obtida em uma longa viagem de 5.979 km percorrendo os EUA de costa a costa. O Niro sem qualquer modificação consumiu apenas 4 tanques de gasolina para cumprir o deslocamento, perfazendo um consumo médio de 32,5 km/l. O modelo contou com os norte-americanos Wayne Gerdes e Robert Winger ao volante.

Já oferecido na Europa e previsto para chegar às lojas dos EUA no primeiro semestre de 2017, o Kia Niro tem um projeto bem interessante, como pelo menos foi possível conferir de perto no Salão de São Paulo. Capaz de acomodar com conforto 5 passageiros, o modelo também oferece um bom porta-malas e nenhum espaço é sacrificado para acomodar as baterias, fruto de um projeto que já nasceu para conceber a propulsão híbrida.

O Niro conta com um motor 1.6 com injeção direta produzindo 103 cv trabalhando em conjunto com um propulsor elétrico que acrescenta outros 43 cv no conjunto. Segundo a Kia, não há perda no funcionamento do sistema e a potência combinada é de 146 cv, com o torque combinado ficando em 19,8 kgfm. A transmissão é de dupla embreagem com 6 marchas.

Bem equipado, o Niro conta com recursos como frenagem de emergência autônoma, detector de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência na faixa de rodagem, dentre outros equipamentos. Segundo a Kia, não há previsão de venda do Niro por aqui.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!