Kia Optima de nova geração mantém essência do anterior

Novo Optima está sendo apresentado em Nova York e revela visual mais agressivo e novo motor 1.6 turbo de até 180 cv

Kia Optima 2016 | Imagem: Divulgação

Além do Chevrolet Malibu, outra novidade para a categoria de sedãs médio/grande no Salão de Nova York é a nova geração do Kia Optima, que deve chegar ao mercado no final do ano ou nos primeiros meses de 2016, no caso do Brasil. O novo três-volumes da montadora coreana lembra a versão vendida atualmente, mas com linhas mais agressivas e elegantes, seguindo as linhas do conceito Sportspace.

A dianteira do Optima 2016 traz como destaque a grade com elementos cromados e os faróis HID com sistema auxiliar de farol alto, além do para-choque com formato mais limpo. Já nas laterais, se sobressai o detalhe cromado que liga as janelas com o vidro traseiro, solução encontrada na primeira geração do modelo. Já na traseira, as lanternas estão mais esticadas e retas.

O interior, por sua vez, não chega a impressionar por suas linhas, apelando para a sobriedade, mas recebeu materiais de melhor qualidade. Os bancos também são novos e contam com revestimento em tecido, couro ou couro Nappa, que varia de acordo com a versão. Nos itens de série, há sistema de som com seis alto-falantes e sistema de entretenimento compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Como opcional, há um som Infiniti com 14 alto-falantes e amplificador digital de 630 watts.

O novo Optima dispõe ainda de diversos itens de segurança, como sistema de detecção de pontos cegos, frenagem de emergência, alerta de tráfego traseiro, controle de cruzeiro adaptativo e monitor com visão de 360 graus.

Na gama de motores, o Kia oferece três opções, o que inclui o novo propulsor 1.6 turbo de 180 cavalos de potência e 26,9 kgfm de torque, com transmissão automatizada de sete velocidades e dupla embreagem, além do 2.0 GDI turbo e 2.4 GDI, com 247 cv e 185 cv, respectivamente, já oferecidos na versão anterior do carro, ambos com câmbio automático de seis marchas.

De acordo com a marca, o Optima 2016 traz ainda um chassi mais leve e rígido e usa mais aços de alta resistência.  

Assine a newsletter semanal do AUTOO!