Sucessor do Lada Niva poderá ter versão Grand com 7 lugares

Nova geração do clássico russo está prevista para 2024 e deve dividir plataforma com o Dacia Bigster
Lada 4x4 Vision Concept

Lada 4x4 Vision Concept | Imagem: Divulgação

A nova geração do Lada Niva está confirmada para estrear em 2024, mas enquanto ainda precisamos ter paciência para conhecer o sucessor do clássico utilitário off-road, novas apurações da imprensa especializada europeia antecipam alguns detalhes sobre o que a marca está preparando para o modelo

Vale lembrar que a missão do novo Lada Niva não será simples, uma vez que ele entrará no lugar de um modelo que está em linha desde 1977. Aqui no Brasil, o Lada Niva foi comercializado entre 1991 e 1995, figurando como um dos primeiros automóveis importados ao país. 

A nova geração do Niva vai utilizar como base a plataforma CMF-B do Grupo Renault, já que a Lada atualmente integra a Aliança formada pela gigante francesa bem como a Nissan e a Mitsubishi.

Dessa forma, ele deve acabar dividindo sua arquitetura também com o Dacia Bigster, o que leva muitas publicações especializadas europeias a apostarem no desenvolvimento de um "Grand Niva" com 7 lugares, figurando como uma opção mais versátil do futuro SUV.

Porém, este não deve ser o único modelo compartilhado entre Lada e Dacia. A tendência é que a nova geração de modelos das marcas dividam suas bases, com as duas marcas se aproximando cada vez mais. 

Lada 4x4 Vision Concept
Lada 4x4 Vision Concept
Imagem: Divulgação

Evolução mecânica 

Além das mudanças visuais e tecnológicas, a nova geração do Niva (acompanhada pelo eventual Grand Niva) terá motores mais modernos e de origem Renault. Uma das opções cotadas é o futuro 1.2 de três cilindros. 

No entanto, os propulsores híbridos da marca francesa não devem equipar os futuros modelos da Lada, o que afasta a possibilidade de um Niva eletrificado no curto prazo.

Lada 4x4 Vision Concept
Lada 4x4 Vision Concept
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!