Latin NCAP 2012 avalia oito modelos populares

Resultados da nova rodada de testes de segurança serão apresentados no dia 13. Etios e modelo chinês estão entre eles

Chevrolet Celta passa por crash-teste | Imagem: Latin NCAP

No próximo dia 13 de novembro, a Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, revelará os resultados da terceira fase do Latin NCAP, que avaliou oito modelos populares, cujas identidades não foram reveladas. Especula-se que um deles é o Etios, já que a própria Toyota divulgou informações a respeito deste assunto durante o seu lançamento. Outra certeza é que um modelo chinês está na lista.

Assim como nas edições anteriores, foram realizados testes de impacto frontal com o objetivo de apontar a qualidade da segurança veicular dos modelos envolvidos.

Leia mais: Cintos de segurança de modelos nacionais são reprovados

Para apresentar os resultados, a terceira fase do Latin NCAP contará com a presença de Dino Lameira, engenheiro e pesquisador da Proteste; Ronald Vroman, membro do conselho de Administração do Euro NCAP e Harke Smits, diretor de pesquisa de produtos da Euro Consumers.

Resultados ruins em 2011

Nas duas edições anteriores do Latin NCAP, os resultados foram decepcionantes. Em 2011, por exemplo, constatou-se que, em termos de segurança, os automóveis produzidos na América Latina e no Caribe equivalem aos veículos vendidos na Europa na década de 1990. Para exemplificar, modelos como Chevrolet Celta e Classic, Fiat UnoFord Ka tiraram nota mínima na avaliação porque, dentre outros motivos, tiveram o teto deformado durante o impacto.

As montadoras justificaram dizendo que seguem os padrões exigidos pela legislação brasileira.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!