Lei que exige airbag e ABS em carros novos entra em vigor

Equipamentos de segurança serão itens de série em todos os automóveis novos

Crash-teste da Latin NCAP | Imagem: Latin NCAP

Entrou em vigor nesta quarta-feira (1) a norma que exige que todos os automóveis novos vendidos no Brasil tenham como itens de série airbag duplo e freios com o sistema ABS. A medida poderá encarecer os carros e ainda aposentou alguns modelos, como a Volkswagen Kombi e o Fiat Uno.

Tais equipamentos são voltados à segurança de passageiros e terceiros. O airbag duplo, oferecido ao motorista e ao passageiro dianteiro, minimiza possíveis danos sofridos em caso de colisão. O ABS, ou sistema de freios com anti-travamento das rodas, é um sistema ativo que previne acidentes, impedindo que o carro derrape durante uma frenagem brusca.

Em compensação, incluir esses itens em todos os carros novos vendidos no Brasil vai aumentar o preço dos mesmos. A medida deve acrescentar de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil ao preço cobrado pelos carros que não possuíam o equipamento como item de série. Tal aumento quase postergou a aplicação da lei, quando em dezembro o Ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou que a obrigatoriedade seria adiada. Felizmente o ministro voltou atrás.

Veja também: Obituário dos carros: quem se foi em 2013

Em relação aos modelos aposentados devido à implementação da nova medida, a explicação cabível é que incluir tais equipamentos de segurança exigiria grandes mudanças, ocasionando em custos demasiadamente altos. No final das contas, algumas montadoras chegaram à conclusão que é menos dispendioso investir em projetos mais modernos, que já ofereciam os equipamentos como opcional, do que alterar os antigos.