Na esteira da Kombi, velho Uno dá adeus com série Grazie Mille

Fiat venderá apenas 2 mil unidades da série especial de despedida do modelo. Preço sugerido é de R$ 31.200

Fiat Uno Grazie Mille | Imagem: Fiat

Acabou. Após 29 anos de mercado e milhões de unidades vendidas, o velho Uno se despede com a série especial Grazie Mille. Lançado pela Fiat em 1984 como um projeto cheio de inovações, o Uno substituiu o tímido 147 e sofreu em seus primeiros anos de Brasil.

Comparado a uma botinha ortopédica, o Uno foi um injustiçado: enquanto seus rivais tinham projeto antiquado, o Fiat esbanjava espaço interno, aerodinâmica refinada e soluções práticas. Mas pecava pelo motor ruidoso e pelo câmbio desconfortável. Também o prejudicava a imagem de fragilidade dos veículos da marca italiana, na época, há apenas sete anos no Brasil.

Tudo mudou em 1990. Oportunista, a Fiat aproveitou uma mudança na legislação direcionada a alavancar o nacional Gurgel para lançar o Mille, o primeiro carro popular de volume. A estratégia pegou a concorrência de calças arriadas.

De uma hora para outra, a Fiat passou de coadjuvante a protagonista no mercado. Surpreendidas, Volks, Ford e Chevrolet levaram anos para estancar a sangria provocada pelo Mille. Desde então, a Fiat pouco a pouco chegou à liderança de mercado no País, mesmo sem ter o mesmo apoio financeiro e técnico que suas rivais recebem das respectivas matrizes.

Condenado várias vezes

A carreira do Uno teve várias mortes anunciadas. Seja porque o carro havia ficado ultrapassado, seja porque o Palio iria assumir seu papel ou, então, porque o novo Uno chegava para dar o merecido descanso o carrinho da década de 80. Mas foi mesmo a exigência de airbags e ABS que decretou o fim do modelo, assim como de outros contemporâneos como a Kombi e o Gol G4.

Ainda assim, o Mille chegou à 2013 exibindo virtudes, apesar das rugas. Mas seria inviável adaptá-lo para receber os itens de segurança, ainda mais que hoje ele não representa mais que um terço das vendas da marca “Uno”. Para o seu lugar, a Fiat lançará em 2014 uma versão simples do Palio Fire, que nasceu em 1996 para isso e só concretizará sua missão 18 anos depois.

Grazie Mille

A Fiat esperou até o pronunciamento do Contran para decretar ou não a morte do Mille. Como o órgão repeliu as tentativas de adiar a entrada em vigor da resolução dos airbags e ABS, o Mille dá adeus no apagar das luzes de 2013.

Seguindo a mesma estratégia da Kombi, a Fiat também premiará uma parcela de seus clientes como uma série de despedida, a Grazie Mille. Serão apenas 2 mil unidades fabricadas com preço sugerido de R$ 31.200, acima da tabela das versões normais, mas não tanto quanto a Last Edition, da Kombi, que é mais cara que o Golf VII.

O Grazie Mille traz vários itens especiais, dentre eles tecido com bordado Grazie Mille, rádio com CD/MP3, viva voz Bluetooth e entrada USB, subwoofer, nova grafia do quadro de instrumentos, pedaleiras esportivas e placa com numeração do carro no painel.

Por fora, o Grazie Mille se diferencia pelos faróis com máscara negra, rodas de liga leve aro 13 polegadas, adesivos e frisos laterais, além de uma nova cor em tom verde. O modelo traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, desembaçador e comando interno dos retrovisores.

Curiosamente, no comunicado, a Fiat não diz textualmente que o Mille será descontinuado, quem sabe uma forma de evitar o sofrimento pela perda.

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Fiat Uno Grazie Mille

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil