Lexus IS 300 pinta retrato do motorista

Projeto Art is Motion da montadora japonesa cria pintura baseada no modo de condução, levando em conta velocidade, RPM e consumo

Em um único exemplar do modelo, a marca instalou um software capaz de pintar o retrato do motorista de acordo com a forma que ele dirige o carro | Imagem: Reprodução

O modo como você dirige pode dizer quem você é? Pelo menos é nisso que a Lexus está apostando para chamar a atenção do consumidor para o sedã IS 300 híbrido. A divisão de luxo da Toyota desenvolveu, em parceria com o artista espanhol Sergio Albiac, uma interessante campanha batizada de “Art is Motion” – "Arte é Movimento". A montadora instalou em um único exemplar do modelo um software capaz de pintar um retrato do condutor de acordo com a forma que ele dirige o carro.

O sistema considera vários parâmetros da condução, como velocidade, rotações por minuto e consumo, por exemplo. Então, através de um algoritmo de computador ele cria "pinceladas digitais" em tempo real. Como base, o software utiliza uma fotografia do motorista. Caso ele tenha uma direção mais agressiva, as “pinceladas” ficam mais abstratas. Se o condutor optar por dirigir lentamente, os traços ficam mais precisos e o desenho, consequentemente, ganha mais detalhes.

Caso o condutor opte por utilizar o motor elétrico de 141 cv, os tons da pintura tendem a ir para o azul e viloleta. Já a utilização do motor à gasolina de 178 cv resultará em uma obra com cores mais fortes, puxando para o vermelho. O trabalho concluído é projetado no display do veículo e enviado para o site da Lexus para ser exibido na internet.

O equipamento poderia se tornar um dos opcionais mais inusitados do mercado, caso a montadora assim desejasse. Resta saber qual o perfil do consumidor que investiria neste tipo de equipamento. O valor do software não foi divulgado.

O belga Walter Vanhaerents, empresário e colecionador de arte, foi convidado a experimentar a novidade e sua participação foi documentada no vídeo abaixo. "Estou intrigado para ser parte do núcleo de criação de um auto-retrato que é pintado digitalmente pela maneira que eu dirijo", disse.

Confira a experiência:

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções