Lexus RX 2023 quer ser o SUV capaz de ''dialogar com o motorista''

Nova geração do modelo estreia com foco na esportividade e controle dinâmico
Lexus RX 2023

Lexus RX 2023 | Imagem: Divulgação

A Lexus apresentou nesta quarta-feira (1º) a nova geração do RX, modelo que figura no portfólio da marca para o mercado brasileiro. 

Trazendo uma evolução completa, a novidade é baseada na arquitetura GA-K, a mais recente do grupo Toyota para veículos de maior porte, e foi totalmente pensado para oferecer maior ênfase no comportamento dinâmico refinado.  

Entre seus desafios na concepção do projeto, a Lexus cita que o primeiro deles foi tornar o RX mais “divertido de dirigir”, tornando-o capaz de “dialogar com o motorista”, uma prova de que a divisão premium da Toyota está cada vez mais orientada para a esportividade. 

Com a atualização, o Lexus RX alcança sua quinta geração a partir da linha 2023. Um dos principais modelos da empresa, o RX soma cerca de 3,5 milhões de unidades vendidas desde 1998 em aproximadamente 95 países. 

Segundo a Lexus, o novo RX entrega ganhos de rigidez torcional com redução (89 kg) e distribuição de peso otimizados, além de um conjunto de suspensão aprimorado, oferecendo configuração multibraço no eixo traseiro. 

Lexus RX 2023
Lexus RX 2023
Imagem: Divulgação

O SUV preservou os generosos 4,89 m do antecessor no comprimento, porém o RX alcança agora 1,92 m de largura (+25 mm) e 2,85 m de entre-eixos (+60 mm). 

Para realçar o apelo dinâmico do novo RX, a Lexus criou uma versão especial para a novidade, no caso a RX 500h F Sport Performance. 

Entre suas exclusividades, o catálogo híbrido plug-in traz o novo sistema DIRECT4 de tração integral, que posiciona um motor elétrico de maior capacidade no eixo traseiro (eAxle), favorecendo tanto o desempenho quanto a eficiência. 

O RX 500h F Sport Performance conta ainda com o motor 2.4 turbo sob o capô, que faz todo o conjunto entregar até 372 cv e mais de 55 kgfm de torque, levando o SUV de 0 a 96 km/h (60 mph) em 5,9 segundos. 

Lexus RX 2023
Lexus RX 2023
Imagem: Divulgação

O Lexus RX topo de linha contará ainda com um visual próprio, como os para-choques únicos da versão, grade frontal com design específico, entradas de ar mais generosas, entre outros pontos. 

O motor 2.4 turbo também figura na versão de entrada do RX 2023. Sem o auxílio da eletrificação, o modelo conta com 279 cv e câmbio automático de 8 marchas, podendo contar com as opções de tração dianteira ou integral. O desempenho da configuração está longe de decepcionar, com um 0 a 96 km/h efetuado em 7,2 segundos, no caso da configuração com as quatro rodas motrizes. 

Lexus RX 2023
Lexus RX 2023
Imagem: Divulgação

Bem equipado, o novo RX 2023 traz o pacote Lexus Safety System+ 3.0, que inclui evoluções para os principais assistentes de condução, como o piloto automático adaptativo com o controle da velocidade também em curvas, além do alerta de colisão com frenagem autônoma com um reconhecimento mais eficiente de pedestres, suporte a cruzamentos e também detecção de motocicletas. 

O assistente de estacionamento do SUV também evoluiu e pode realizar o deslocamento do veículo para a frente no caso de vagas muito estreitas, facilitando o acesso do motorista. 

Até o momento não há previsão de estreia do novo Lexus RX 2023 no Brasil.