Lojas da Ford já relatam falta de peças para Ka e EcoSport

Poucos dias após o anúncio do fechamento das fábricas, concessionárias já comunicam atritos com clientes
Acima a linha 2020 de Ford Ka FreeStyle e Ford EcoSport FreeStyle

Acima a linha 2020 de Ford Ka FreeStyle e Ford EcoSport FreeStyle | Imagem: Divulgação

Uma das principais dúvidas que surgiram após a Ford anunciar o fechamento de todas as suas fábricas no Brasil foi como ficaria a questão do fornecimento de peças de reposição para os modelos da marca que já estão nas ruas. No comunicado, a marca afirmou que continuaria a dar suporte com a produção de tais peças. No entanto, não é o que parece estar acontecendo.

Citando um comunicado da Abradif (Associação Brasileira dos Distribuidores Ford) aos associados, o Uol Carros informou que já existem relatos de que há um problema de falta de peças de reposição para os três modelos que eram fabricados por aqui: Ka, Ka Sedan e EcoSport. Isso ocorre poucos dias após o anúncio do fechamento das fábricas.

No comunicado, a Abradif relata que suas associadas já estão sendo notificadas pelos Procons locais devido à indisponibilidade dos componentes para manutenção nas concessionárias. A entidade afirmou ainda que está cobrando da Ford orientações sobre como “proceder diante da nova situação por ela (a Ford) criada exclusivamente”.

Citando um revendedor da Ford que se manteve anônimo, a publicação diz que a Ford pretende manter apenas 120 dos atuais 283 pontos de vendas da marca no Brasil. Por lei, o governo pede às montadoras apenas que “cessadas a produção ou importação, a oferta (de peças de reposição) deverá ser mantida por um período razoável, na forma da lei”.

Após o anúncio do fechamento das fábricas, o Procon-SP pediu esclarecimentos sobre como a Ford manteria o fornecimento de componentes. A marca já teria respondido, mas a réplica ainda estaria sendo analisada. Vale lembrar que a empresa já pediu aos atuais empregados para que voltassem às linhas de produção para garantir um estoque de peças, mas alguns sindicatos estão promovendo paralisações como forma de negociar melhores acordos com a Ford. 

Ford Ka e EcoSport na série especial 100 Anos
Ford Ka e EcoSport na série especial 100 Anos
Imagem: Divulgação