Longe do Compass, Toyota Corolla Cross chega a 1.000 carros vendidos

Primeiro SUV a encarar o Jeep tem mês de estreia com emplacamentos modestos, mas já é vice-líder no segmento
Toyota Corolla Cross: vendas começam devagar no Brasil

Toyota Corolla Cross: vendas começam devagar no Brasil | Imagem: Divulgação

Nesta sexta-feira, 23, o Corolla Cross finalmente ultrapassou a marca de 1.000 unidades emplacadas em abril. No acumulado de 2021 (que inclui algumas unidades de março), o SUV médio da Toyota apresentava 1.059 veículos vendidos, um volume bem distante do Jeep Compass, líder do segmento.

O modelo da Stellantis, que está passando por uma renovação de meia idade, tinha nada menos que 3.888 unidades emplacadas até o dia 23, portanto, dentro da média de 2021, de cerca de 170 unidades vendidas por dia.

No ritmo dos últimos dias, o SUV da Toyota deve chegar ao final de abril com cerca de 1.500 carros emplacados, ou seja, metade da estimativa precavida da marca japonesa, de 3 mil unidades por mês.

Trata-se de algo esperado diante da natural curva de produção de um produto novo como ele. Além disso, a indústria automobilística vive um período de incertezas causado por problemas com componentes e necessidade de reduzir as atividades por conta da pandemia.

Veja galeria do Toyota Corolla Cross

Uma certa dificuldade em atender os pedidos também acaba sendo uma ferramenta de marketing involuntária ao criar uma fila de interessados e assim passar a imagem no mercado de que o modelo é bastante procurado – ou mais do que já seria mesmo.

Como se sabe, a Toyota já possuía 4 mil pedidos do Corolla Cross antes mesmo de colocá-lo oficialmente à venda, no final de março.

Toyota Corolla Cross 2022
Toyota Corolla Cross 2022
Imagem: Divulgação

Vice-líder

A verdade é que o segmento de SUVs médios é amplamente dominado pelo Compass, um “meio-médio”, se formos levar ao pé da letra suas dimensões. O Jeep detinha nada menos que 59% das vendas até março que, de resto, são pulverizadas em outros 40 modelos.

Até março, o 2º colocado era o Hyundai ix35, com apenas 878 unidades emplacadas. Pois o Corolla Cross já superou o SUV montado em Anápolis no acumulado de 2021 por 56 unidades.

Ou seja, mesmo estreando devagar, o Toyota é o vice-líder da categoria, sinal de que a disputa com o Compass ainda nem começou de fato. E vai ficar mais interessante com a chegada do Volkswagen Taos em junho. Até lá certamente a fábrica de Sorocaba já terá “pegado o jeito” de produzir o Corolla Cross.

Confira os preços e versões do Corolla Cross