Maior que a Toro, Ford Maverick é revelada

Picape derivada do SUV Bronco estreia nos EUA com produção no México. Modelo chegará ao Brasil também
Ford Maverick 2022

Ford Maverick 2022 | Imagem: Divulgação

Mais uma picape ‘meio-média’ a estrear em 2021, a Maverick foi revelada pela Ford nesta terça-feira, 8, nos EUA. E há duas notícias sobre ela, uma boa e outra ruim...

A boa é que o modelo é maior do que a Fiat Toro, referência nesse segmento ainda bastante jovem. A Ford possui entreeixos quase 10 cm maior e é mais alta também, algo que até então não era sugerido pelas imagens de flagras.

A má notícia é que a Maverick é um projeto bem mais apagado do que a futura rival da Stellantis e a também novata Santa Cruz, da Hyundai. Vale ressaltar, no entanto, que a versão lançada nos EUA segue um perfil diferente do brasileiro, por exemplo.

Pegue-se a distância mínima do solo para constatar que a novidade da Ford exibe apenas 21,8 cm, mesmo espaço visto na Santa Cruz. A brasileira Toro possui 26 cm nesse sentido, o que evidencia um porte maior à picape.

Veja galeria de fotos da Ford Maverick

Detalhes como esses podem e devem ser revistos nas versões a serem exportadas para o Brasil, afinal a Maverick será produzida ao lado do irmão Bronco no México.

A caminhonete da Ford, entretanto, é apenas ligeiramente mais capaz que a Fiat, com caçamba de 943 litros contra 937 litros da Toro. A Maverick tem uma capacidade de carga de 680 kg contra 670 kg da picape brasileira.

Na hora de optar pela motorização, a Ford sacou duas opções, o 2.0 EcoBoost com 250 hp de potência ou um 2.5 litros aspirado associado um motor elétrico. Esse conjunto oferece 194 cv de potência e um consumo de gasolina de 40 milhas por galão (cerca de 17 km/l), um nível bastante elogiável para um veículo que pesa quase 1,7 tonelada.

Ford Maverick 2022
Ford Maverick 2022
Imagem: Divulgação

Visual sem sal

Se a ficha técnica traz bons presságios é no visual que a Maverick deixa um pouco a desejar. A Ford optou por concebê-la com ângulos retos e uma frente bastante convencional. O interior também parece despojado, com soluções sem muita imaginação, entre eles um painel de instrumentos analógico com apenas um visor digital no centro.

A montadora destaca a caçamba com o sistema “Flexbed” que possibilita diversas configurações para transporte, incluindo 12 pontos de amarração. Nos EUA, a Maverick custará a partir de US$ 1.995, ou um pouco mais de R$ 100 mil. Certamente por aqui os preços serão bem mais salgados.

Se não enche os olhos como a Santa Cruz, a Maverick tenta convencer com um conteúdo recheado. A Ford diz que nenhum cliente pagará mais para ter uma boa experiência com a picape. Sem dizer claramente, a marca cita a central multimídia de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto e também o sistema FordPass Connect como padrão, com modem embutido e possibilidade de até 10 dispositivos se conectarem ao Wi-Fi.

Veja a Ford Maverick comparada a outras picapes semelhantes

Modelos Ford Maverick Fiat Toro flex turbo Volcano  Hyundai Santa Cruz
Comprimento 5,07 m 4,95 m 4,97 m
Largura 1,85 m 1,84 m 1,9 m
Altura 1,75 m 1,68 m 1,69 m
Entreeixos 3,08 m 2,99 m 3 m
Distância do solo 21,8 cm 26 cm 21,8 cm
Caçamba 943 litros 937 litros ?
Peso em ordem de marcha 1.666 kg 1.705 kg ?
Capacidade de carga 680 kg 670 kg 544 kg
Motor principal 2.5 litros híbrido 1.3 litro turbo 2.5 aspirado
Potência 194 cv 185 cv 193 cv
Torque 21,4 kgfm 27,5 kfgm 24,9 kgfm
Transmissão principal CVT Automática 6 vel Automática 8 vel

Os ocupantes do banco traseiro terão à sua disposição o FITS (Ford Integrated Tether System, ou Sistema de amarração integrado da Ford), que traz soluções de armazenagem variadas como porta-copos, organizador de cabos e até um recipiente para lixo (os pais agradecerão).

A Maverick é equipada com a tecnologia Co-Pilot360 que inclui assistentes de frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, sistema de alerta de ponto cego, tráfego cruzado e de manutenção da faixa de rolagem e de direção evasiva.

A picape possui ainda cinco modos de direção: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Reboque/ Transporte. Ela será vendida em três níveis de acabamento, XL, XLT e Lariat, as últimas duas com opção de tração nas quatro rodas.

Ford Maverick 2022
Ford Maverick 2022
Imagem: Divulgação