Quarta geração do Honda Fit é revelada no Japão

Totalmente atualizado, modelo de sucesso da marca deverá estrear no Brasil em 2020
Acima a quarta geração do Honda Fit revelada no Japão: estreia no Brasil é esperada para 2020

Acima a quarta geração do Honda Fit revelada no Japão: estreia no Brasil é esperada para 2020 | Imagem: Divulgação

A Honda apresentou na noite desta terça-feira (22) aqui no Brasil – manhã de quarta-feira no Japão, onde começa o primeiro dia de imprensa da 46ª edição do Salão de Tóquio – a quarta geração do Fit.

Modelo que conta com uma história de sucesso por aqui desde sua estreia em 2003, o Fit em sua nova geração começará a ser vendido em alguns mercados do exterior a partir de fevereiro de 2020. O modelo completamente revisto também deverá estrear no Brasil no ano que vem, mas não tão cedo quanto em mercados como o japonês e o europeu.

Uma grande novidade da quarta geração do Honda Fit vai para a estreia do sistema de propulsão híbrida batizado pela marca de “e:HEV”. Sem entrar em detalhes técnicos, a Honda caracteriza o e:HEV como um sistema híbrido de dois motores que vai figurar como o “núcleo de sua tecnologia de eletrificação e um sistema híbrido para a nova era, no caso veículos impulsionados em grande parte por um motor elétrico”, detalha a empresa.

A Honda acrescenta que seu novo sistema híbrido movimentará o Fit de maneira “suave” e que o “propulsor elétrico atenderá todas as situações de uso do dia a dia, com uma performance ambiental excepcional e um excelente conforto ao rodar, bem como acelerações poderosas”, declara a Honda em seu comunicado para a imprensa divulgado no Japão.

Apesar de não adiantar nenhuma especificação técnica do conjunto e:HEV – o que deverá fazer em uma etapa posterior, mais próxima ao lançamento comercial do novo Fit no exterior – pelo conteúdo revelado pela Honda existem fortes indícios de que o novo conjunto propulsor adote a disposição de um híbrido em série, onde o motor a combustão atua apenas como um gerador para carregar a bateria do sistema, cabendo ao motor elétrico impulsionar o carro. Seria uma concepção semelhante ao conjunto híbrido e-Power, da Nissan, que deverá estrear no Brasil em 2022. Vamos aguardar, contudo, o posicionamento oficial da Honda especificando mais detalhes sobre a tecnologia e:HEV em breve.

A Honda adianta que o novo Fit mantém a concepção de uma cabine bem aproveitada e espaçosa, traço característico do modelo, bem como a nova geração do Fit oferecerá vários porta-objetos pela cabine para aprimorar o bem estar a bordo dos ocupantes, seja no uso urbano, seja para percorrer longas distâncias. Infelizmente a Honda divulgou pouquíssimas fotos do novo Fit, sendo que você pode conferir algumas delas clicando no foto principal logo acima do texto e acessando a galeria. 

Como havíamos antecipado na última segunda-feira (21), o Honda Fit em sua quarta geração contará com cinco versões para o público japonês, no caso a Basic, Home, Ness, Luxe e a opção aventureira Crosstar. Ainda no Japão, o pacote Honda Sensing, que reúne assistentes de condução avançados como o controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem para mitigação de colisão, assistente de permanência em faixa e alerta de invasão de pista, entre outros recursos, será um item de série em todas as versões do novo Fit no país-sede da marca.

Procurada pelo Autoo para saber se existe previsão de estreia para a quarta geração do Fit aqui no Brasil, a Honda declarou apenas que não "comenta a sua estratégia futura de negócios".

De qualquer forma, como o nosso país sempre se manteve alinhado com os demais mercados ao redor do mundo no que diz respeito às evoluções da linha Fit, é uma boa aposta esperar que a Honda apresente o novo Fit por aqui ao longo de 2020, inaugurando a linha 2021 do modelo em nosso mercado.

Lembrando que a Honda já confirmou que teremos ao menos três veículos híbridos no Brasil em um horizonte de cinco anos, nos resta uma esperança para que a nova geração do Fit se encaixe nessa conta. Certamente a tecnologia seria um forte diferencial para ele, além de conferir um inegável apelo de venda. Vamos acompanhar de perto as novidades sobre a quarta geração do Fit e seguiremos reportando aqui no Autoo. Acompanhe!

Quarta geração do Honda Fit revelada no Japão
Quarta geração do Honda Fit revelada no Japão
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!