Do visual ao conteúdo de tecnologia, nova Chevrolet S10 será muito mais sofisticada

Evolução completa da picape seguirá os passos das irmãs norte-americanas Chevrolet Colorado e GMC Canyon
Projeção de Kleber Silva para a nova geração da Chevrolet S10

Projeção de Kleber Silva para a nova geração da Chevrolet S10 | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Modelo que ajudou a desenvolver e consolidar o segmento de picapes médias no Brasil, a Chevrolet S10 segue um produto relevante tanto na categoria quanto no mercado brasileiro, dividindo com a Toyota Hilux a preferência dos consumidores que optam por um veículo do segmento. 

Como a Ford vai introduzir a nova geração da Ranger no Brasil em 2023 e a Volkswagen prepara um facelift intensivo para a Amarok no ano seguinte, é fato que as demais marcas que atuam entre as picapes médias já preparam mudanças para manter seus produtos atualizados frente aos concorrentes diretos. 

A Chevrolet, sem dúvida, está de olho nessa movimentação e prepara uma evolução significativa para a S10 nacional. 

O parentesco da picape nacional com as norte-americanas Chevrolet Colorado e GMC Canyon se tornará ainda mais próximo e novos flagras e informações recentes sobre a dupla oferecida na América do Norte nos permitem realizar algumas constatações sobre o que esperar para a próxima geração da Chevrolet S10. 

Imagens de protótipos em teste nos EUA sinalizam que a dupla Colorado/Canyon terá um design muito mais sofisticado em relação aos modelos atuais, com direito a um conjunto óptico bipartido e visual consideravelmente mais arrojado. 

Projeções

Com base nas informações vindas dos EUA, o designer Kleber Silva aplicou alguns desses elementos para criar as projeções que ilustram este texto, antecipando um caminho para o visual da nova S10. 

As respectivas novas gerações de S10, Colorado e Canyon deverão ser construídas em uma evolução de sua estrutura atual, que atenderá pela designação 31XX-2.

Porém, um ponto mais significativo do que a plataforma em si será a presença da arquitetura elétrica/eletrônica Global B, uma das mais recentes da GM e que permite a aplicação de recursos de tecnologia de ponta nos veículos, como a atualização remota de alguns componentes do automóvel. 

Ainda de acordo com flagras recentes registrados nos EUA, são fortes os indícios de que os protótipos da GMC Canyon e da Chevrolet Colorado são equipados com os sistemas MultiPro/Multi-Flex (o nome varia dependendo de cada marca) presente na tampa da caçamba. 

O recurso é muito interessante e favorece a versatilidade, oferecendo variados tipos de abertura para o compartimento e facilitando a colocação de diferentes tipos de carga na caçamba. 

Como a Chevrolet já antecipou que a nova Montana terá alguns diferenciais em sua caçamba envolvendo o transporte de objetos, é possível concluir que algo semelhante também figure nos planos para a próxima geração da S10. Por esse motivo, o designer Kleber Silva também aplicou o mecanismo MultiPro/Multi-Flex em suas projeções. 

Enquanto as novas Colorado e Canyon deverão ser conhecidas no fim deste ano, é provável que a atualização da Chevrolet S10 fique mesmo para 2024, talvez inaugurando a linha 2025 da picape média. 

De qualquer forma, é fato que a nova S10 trará um notável pacote de melhorias, a qual, aliada com a nova geração da Ranger, certamente será capaz de aquecer consideravelmente o segmento. Vamos acompanhar. 

Projeção de Kleber Silva para a nova geração da Chevrolet S10
Projeção de Kleber Silva para a nova geração da Chevrolet S10
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG