Mais SUV e menos minivan: nova BMW Série 2 Active Tourer é flagrada em testes

Segunda geração da minivan da marca bávara deverá manter a tração dianteira, mas visual será mais próximo dos SUVs
Acima o BMW Série 2 Active Tourer atualmente vendido na Europa

Acima o BMW Série 2 Active Tourer atualmente vendido na Europa | Imagem: Divulgação

A BMW está trabalhando na segunda geração da Série 2 Active Tourer. O modelo foi flagrado sob pesadas camuflagens em testes de climas frios na Europa e o projeto já parece pronto para a comercialização. O modelo compete com rivais como a Mercedes-Benz Classe B e deverá ser repaginada em breve, uma vez que o modelo atual é comercializado desde 2014. O plano original da marca é apresentar a novidade no segundo semestre de 2020, caso não seja alterado por conta do Coronavírus.

Comparado a sua antecessora, a nova BMW Série 2 Active Tourer 2021 apresenta uma silhueta mais próxima a de um SUV compacto, na medida do possível. Nas imagens do flagra, é possível notar que a minivan da BMW adotará uma área envidraçada um pouco menor e uma linha de teto mais angular, como nos utilitários esportivos.

Enquanto a dianteira e a traseira da novidade estão bem escondidas, é possível notar alguns detalhes. Um deles é que, como no restante da linha BMW, a grade em “duplo rim” característica da marca ficará maior, mas não tão grande como no Série 4 apresentado recentemente. Os espelhos laterais agora estão montados nas portas e as maçanetas têm um design diferente.

Por dentro, a nova Série 2 Active Tourer trará um novo painel, com uma configuração de duas telas digitais, sendo uma mais larga para a central multimídia e outra que abrigará os instrumentos digitais. A alavanca de marcha também é menor e é cercada pelos botões seletores do modo de tração, enquanto o volante também é novo.

Utilizando uma variante atualizada da plataforma que é compartilhada com outros BMW de tração dianteira, como X1, X2 e Série 1, a Active Tourer aparenta ter crescido em tamanho. Assim, é possível que essa novidade da BMW seja apresentada com uma configuração padrão de cinco assentos, além de ter como opção para uma terceira fileira de bancos para elevar a capacidade para sete pessoas.

Ainda não há informações de motorizações, mas sua plataforma modular permite utilizar diferentes motores a gasolina e a diesel, além de híbridos plugáveis. Especula-se na Europa que os propulsores deverão ser os mesmos da nova geração do Série 1, com opções por um 1.5 de três cilindros ou um 2.0 de quatro cilindros, ambos turbinados e movidos a gasolina ou a diesel.

O BMW Série 2 Active Tourer foi oferecido no Brasil a partir de 2016 e chegou a contar com as configurações 220i e 225i, porém saiu de linha em nosso país já em 2018 devido à baixa procura. Quem sabe, com o nova proposta visual, o modelo conte com mais apelo e possa retornar ao mercado brasileiro.   

Acima o BMW Série 2 Active Tourer atualmente vendido na Europa
Acima o BMW Série 2 Active Tourer atualmente vendido na Europa
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!