Mercado pode crescer 5% em 2022, ainda longe dos níveis pré-pandemia

Projeção é da Fenabrave, entidade que reúne os concessionários brasileiros
Rodízio ampliado valerá para toda a cidade de São Paulo

Rodízio ampliado valerá para toda a cidade de São Paulo | Imagem: Agência Brasil

A Fenabrave, entidade que congrega os concessionários brasileiros, revelou na última quinta-feira (6) seu fechamento dos dados de vendas de 2021 e também divulgou sua primeira projeção para o setor automotivo neste ano. 

Considerando todos os segmentos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários) em que os associados da Fenabrave atuam, 2021 terminou com 3.497.077 unidades comercializadas, alta de 10,5% sobre o acumulado de 2020. 

Analisando as categorias de automóveis e comerciais leves de forma isolada, 2021 somou 1.974.431 emplacamentos, uma discreta alta de 1,21% sobre o consolidado em 2020. 

A alta nas vendas de carros e comerciais leves poderia ter sido maior, não fosse a crise global de abastecimento de componentes. Nosso mercado tinha potencial para absorver cerca de 20% mais veículos do que os comercializados no ano passado. A boa notícia é que, em dezembro, a indústria conseguiu finalizar muitos veículos que estavam à espera de componentes”, analisa José Maurício Andreta Júnior, recém-eleito novo presidente da Fenabrave para o triênio 2022-2024. 

Em sua primeira projeção para o mercado em 2022, a Fenabrave espera um crescimento de 5,2% do mercado, algo que, em termos de volume, pode representar 3.544.022 unidades.  

Ainda é um número distante do período pré-pandemia, quando o mercado brasileiro alcançou 4.036.299 unidades chegando às ruas em 2019. Em 2018, o mercado nacional somou 3.653.297 unidades vendidas somando os seis segmentos reunidos pela Fenabrave. 

“Nossos estudos apontam para o crescimento de todos os segmentos automotivos neste ano. Mas é claro que situações conjunturais podem afetar essas estimativas, considerando que a indústria ainda sofre com a falta de insumos e componentes eletrônicos, que estamos diante de uma economia ainda turbulenta e iniciando um ano em que teremos Eleições, que costumam criar um cenário de incertezas”, conclui o novo presidente da Fenabrave. 

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Imagem: Divulgação

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