Mercedes-Benz revela a nova geração do Classe S, seu modelo mais sofisticado

Sétima geração do sedã mais luxuoso e tecnológico da marca alemã chegará aos mercados europeus até o final do ano
Mercedes-Benz Classe S 2021

Mercedes-Benz Classe S 2021 | Imagem: Divulgação

A Mercedes-Benz acaba de revelar na Europa sétima geração do Classe S, modelo que será oferecido por lá como linha 2021. Historicamente, o sedã sempre foi o modelo mais avançado tecnologicamente da marca e promete mais inovações. Os preços ainda não foram revelados, mas as vendas para os mercados europeus devem ter início até o final do ano.

Visualmente, as alterações foram menos drásticas. A grade guarda muitas semelhanças com o modelo que substitui, mas o para-choque exibe mais entradas de ar, enquanto os faróis recebem uma nova assinatura visual, com iluminação completa por LEDs e faróis adaptativos de série. Na traseira, as novas lanternas de LED trazem formato triangular.

Com o uso de uma nova plataforma, o Mercedes-Benz Classe S 2021 ficou ainda maior. Na versão standard, mede agora 5,28 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,49 m de altura e 3,22 m de entre-eixos. Com isso, o sedã ganhou 33 mm de comprimento, 50,8 mm de largura e 50,8 mm de entre-eixos. Nesta última dimensão, os ganhos foram voltados para os passageiros do banco traseiro.

Mercedes-Benz Classe S 2021
Mercedes-Benz Classe S 2021
Imagem: Divulgação

Mecanicamente, todas as opções de motorização do novo Classe S passam a contar com algum tipo de eletrificação. No modelo de entrada, o S 500 traz um 3.0 de seis cilindros em linha turbinado com auxílio de um sistema híbrido-leve de 48V. Ele entrega 435 cv de potência e um torque de 53 kgfm. A opção mais cara será acompanhada por um 4.0 V8 biturbo gerando 503 cv e 71,3 kgfm. Em todos os casos, a transmissão é a automática de nove marchas, com tração integral. O sistema híbrido sozinho entrega 21 cv e 25,4 kgfm.

Mercedes-Benz Classe S 2021
Mercedes-Benz Classe S 2021
Imagem: Divulgação

Na parte tecnológica, o primeiro carro da história da Mercedes a trazer ABS e airbags de série volta a inovar. O sistema de navegação com GPS agora interage com o Heads-Up Display, não só projetando as direções no para-brisa, como o fazendo exatamente onde os desvios devem ser feitos, entregando uma experiência de realidade aumentada.

O controle de cruzeiro adaptativo, além de já se encarregar do tráfego, também passa a ser capaz de identificar automaticamente rotatórias, curvas e outros obstáculos, reduzindo a velocidade sozinho conforme a necessidade. Por último, o Classe S passa a ser o primeiro carro do mundo a trazer airbags em posição central no carro. As peças são instaladas na parte traseira dos encostos de cabeça do motorista e do passageiro, voltadas para os ocupantes da segunda fileira de bancos. Em uma colisão, ele se abre como uma asa, protegendo quem está nos bancos de trás.

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!