Mercedes-Benz vai produzir Classe C no Brasil, diz revista

Montadora deve iniciar a produção do sedã em 2015 com uma capacidade inicial de 20 mil unidades por ano

Mercedes-Benz Classe C Coupe | Imagem: divulgação

O grupo alemão Daimler planeja construir uma fábrica no Brasil para produzir o modelo Mercedes-Benz Classe C já a partir de 2015 com uma capacidade inicial de cerca de 20 mil veículos por ano. Foi o que informou a revista alemã Der Spiegel.

O objetivo da construção da nova planta seria reduzir os custos excessivos de impostos sobre os importados, o que estaria dificultando a venda de veículos da marca no País.

Um porta-voz da montadora confirmou que a empresa estava considerando a ação, porém nenhuma decisão foi tomada ainda. “Nós estamos olhando para o Brasil, assim como vários outros locais”, disse.

Fabricantes de automóveis de luxo estão migrando para o Brasil a fim de explorar a crescente demanda. No entanto, o governo brasileiro adotou uma série de medidas protecionistas para defender a indústria nacional. Ou seja, ou as montadoras se instalam no País ou, consequentemente, terão as vendas reduzidas.

A BMW, por exemplo, deve começar as obras de sua fábrica em Santa Catarina no mês de novembro. A Audi também pretende se instalar em terras tupiniquins, porém aguarda uma posição mais clara da parte do governo quanto ao indice de nacionalização dos produtos.

De 1999 até dezembro de 2010, a Mercedes-Benz produziu o antigo Classe A em sua fábrica de Juiz de Fora, tornando-se a primeira montadora de luxo a produzir no Brasil. No entanto, a marca alemã deixou a produção de automóveis na fábrica brasileira em 2010 e adaptou o local para produzir apenas caminhões e veículos comerciais.