Mesmo com queda nas vendas, automóveis ficaram mais caros em fevereiro

De acordo com pesquisa da KBB Brasil, maior elevação ficou por conta dos seminovos até três anos
Apesar da queda expressiva nas vendas preços dos carros aumentaram em fevereiro

Apesar da queda expressiva nas vendas preços dos carros aumentaram em fevereiro | Imagem: Divulgação

Apesar da queda de quase 23% nos emplacamentos em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, o preço cobrado nos automóveis novos e usados aumentou, segundo revela pesquisa da KBB Brasil divulgada nesta segunda-feira. 

Segundo a empresa especializada na precificação de veículos novos e usados, os grandes responsáveis pela alta foram os veículos seminovos (até 3 anos), que registraram aumento de 2,96% nos preços. Os usados de 4 a 10 anos, por sua vez, apontaram para uma elevação de 1,87%, em média. Já os carros 0 km ficaram 0,25% mais caros no mês passado. 

Se colocarmos uma lupa nos preços de veículos 0 km, enxergamos uma variação de +0,36% nos automóveis ano/modelo 2022, enquanto os de ano/modelo 2021 não tiveram variação expressiva. Esse cenário é bem inferior ao demonstrado durante todo o ano de 2021, quando os carros modelo 2022 variaram 1,67% e os veículos modelo 2021 aumentaram 1,09%, em média, por mês”, detalha a KBB Brasil. 

Ponto interessante também levantado pelo  Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil é o  “expressivo arrefecimento”, no caso dos veículos seminovos e usados, na inflação destas categorias em comparação com janeiro, porém mantendo a tendência de alta nos preços. 

Em relação aos seminovos com até três anos de uso, aqueles com ano/modelo 2020 foram os que mais subiram de preço em fevereiro: 4,21% em média, número que deixa esses veículos bem acima da variação apresentada em 2021, quando a alta foi de, em média, 1,06% ao mês. 

Já em relação aos carros usados entre 4 e 10 anos de uso, a variação de 1,87% para a categoria ficou abaixo da média de 2,04% de variação mensal observada ao longo do ano passado, destaca a KBB Brasil. Entre os anos modelos desta categoria, novamente os veículos ano/modelo 2012 (igual ao mês de janeiro) foram os que mais subiram de preço em fevereiro, com variação de 2,66%.  

Por utilizar componentes importados, preço dos carros nacionais é impactado por altas no dólar
Veículos seminovos lideraram aumento de preços em fevereiro
Imagem: Reprodução internet