Modelo mais potente já criado pela Subaru chega aos EUA

Versão mais extrema do WRX STI conta com mudanças específicas no motor
Subaru STI S209

Subaru STI S209 | Imagem: Divulgação

A Subaru aproveitou o Salão de Detroit 2019 para realizar um anúncio importante.

A marca vai comercializar por lá apenas 200 unidades do modelo mais potente já criado pela marca e sua chancela esportiva, a STI (Subaru Tecnica International).

Trata-se do Subaru WRX STI S209, uma configuração especial do tradicional sedan esportivo japonês que é praticamente produzido pela subsidiária da Subaru, portanto compondo a linha S-line STI.

A configuração limitada do sedan é baseada no bem-sucedido WRX STI Nürburgring Challenge e compõem o pacote S209 até mesmo uma revisão na carroceria do modelo, que recebe novos para-lamas para acomodar as exclusivas rodas de liga leve forjadas aro 19” calçadas em pneus especiais de alta performance.

O sistema de freios Brembo também é mais bruto no STI S209 e conta com pinças de 6 pistões na dianteira e 2 pistões na traseira, incluindo pastilhas de alto atrito dentre outros refinamentos construtivos. Para ajudar a resfriar o conjunto com mais eficiência, os para-choques contam com aberturas especiais para facilitar a passagem de ar.

O tradicional motor EJ25 trabalha com uma pressão maior para o turbo (de 16,2 psi no WRX STI convencional para 18 psi) e de seus 2.5 litros distribuídos em cilindros contrapostos 345 cv (341 hp). O motor Boxer também conta com pistões forjados e bielas mais leves e resistentes.

A transmissão manual de 6 marchas no Subaru STI S209 também é única para o modelo e conta com relações mais curtas. Também estão presentes no modelo o sistema de tração integral simétrica (Subaru Symmetrical All-Wheel Drive), diferenciais dianteiro e traseiro com escorregamento limitado e o ajuste do diferencial central por meio do Driver Controlled Center Differential (DCCD). O sistema SI-Drive mantém os três modos (Intelligent, Sport e Sport Sharp), porém as respostas de cada um deles foi recalibrada.

O Subaru WRX STI S209 será oferecido nas cores World Rally Blue Pearl e Crystal White Pearl.