Mustang a hidrogênio? Patente da Ford indica desenvolvimento de motor ecológico

Esta seria uma das soluções da marca para desenvolver um propulsor V8 ecologicamente correto
Ford Mustang 2021

Ford Mustang 2021 | Imagem: Divulgação

Uma patente da Ford revela que um motor a hidrogênio pode estar nos planos da fabricante. O documento foi descoberto pelo site Muscle Cars and Trucks, e revela que essa pode ser uma das opções da marca para manter um propulsor V8 equipando seus modelos – especialmente o muscle car Mustang

Os documentos mostram um propulsor movido pela combustão de hidrogênio e que teria injeção direta do combustível, além de utilizar um turbo. Essa solução pode ter sido pensada para evitar os problemas de pré-detonação que são comuns em propulsores a hidrogênio. 

A patente em si não mostra o motor finalizado, mas detalha como a Ford planeja fazer a mistura de ar e combustível de maneira controlada e precisa, para que a eficiência seja a maior possível. Para isso, há um sistema de recirculação de gases de escape totalmente variável, de modo que ajude a controlar a entrada do ar na câmara de combustão.

Mesmo sem revelar muitos detalhes sobre quais seriam as possibilidades de uso deste motor, existe a hipótese dele ter uma versão V8. Com isso, a Ford conseguiria manter essa configuração clássica de motor em seus modelos, mas oferecendo uma opção tão ecológica quanto a de um carro elétrico. Afinal, um motor a hidrogênio só emite vapor d’água em seu escapamento.

Ainda é cedo para afirmar que o motor será utilizado e que este é o futuro dos motores a combustão. No entanto, parece que a Ford planeja pelo menos dar uma nova chance para esses propulsores, mas com um combustível completamente limpo.

Patente mostra o suposto motor a hidrogênio da Ford
Patente mostra o suposto motor a hidrogênio da Ford
Imagem: Reprodução/Muscle Cars and Trucks

Recomendados por AUTOO

Youtube
Qual entrega mais? Honda HR-V ou Citroën C3 Aircross?

Qual entrega mais? Honda HR-V ou Citroën C3 Aircross?

SUVs coadjuvantes em vendas podem ser opção para os best-sellers Creta e T-Cross
Aviação
Gol pretende ter 169 jatos Boeing 737 em 2029

Gol pretende ter 169 jatos Boeing 737 em 2029

Companhia aérea anunciou medidas para sair da crise financeira
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções