Na Índia, EcoSport recebe 30 mil encomendas em 17 dias

Utilitário esportivo compacto da Ford projetado no Brasil faz mais sucesso entre os indianos que o esperado

Ford EcoSport Powershift | Imagem: Ford

Não é só de curry que os indianos gostam, eles também gostaram (e muito) do novo Ford Ecosport. O utilitário esportivo compacto foi lançado na Índia precisamente no dia 26 de junho e em apenas 17 dias recebeu nada menos que 30 mil encomendas.

Para se ter uma ideia, em 12 meses a Ford comercializou 75.771 veículos na Índia. Já o EcoSport, em pouco mais de duas semanas alcançou quase metade deste número, ou seja, indiscutivelmente a Ford acertou em cheio com o lançamento.

Também, não é para menos, a Índia é um dos maiores e mais promissores mercados de automóveis do mundo. Além disso, o modelo fabricado no mercado indiano é um tanto mais atraente do que a versão oferecida no Brasil.

Isso pode soar estranho, já que a nova geração do Ford EcoSport é um projeto desenvolvido pela filial brasileira da montadora. No entanto, os indianos levaram mesmo a melhor parte... Para eles, o SUV é equipado com o premiado motor 1.0 Ecoboost, que possui recursos avançados para gerar mais potência com maior eficiência em consumo de combustível. Há também mais duas opções de motorização, incluindo o 1.5 turbodiesel, também indisponível no Brasil, mas por uma questão governamental.

Outro fator que contribuiu para a ostensiva procura foi o preço. O modelo fabricado para o mercado indiano também é mais barato que o brasileiro, com preços que partem de 5,59 rupias, cerca de R$ R$ 22.000 (sem contar impostos e taxas).

Segundo a montadora, os 260 concessionários da marca na Índia relataram um grande aumento no fluxo de clientes em busca do modelo, sinal de sua boa aceitação. "Agradecemos a nossos clientes pela procura e pela paciência.  A equipe da Ford Índia trabalha em parceria com os fornecedores em nossas instalações de Chennai para atender a alta demanda do EcoSport e reduzir o período de espera", disse o presidente da Ford India, Joginder Singh.
 
A Ford confirmou recentemente que o EcoSport será produzido também na Rússia a partir do segundo semestre de 2014. O utilitário esportivo compacto, no entanto, terá sua fabricação realizada pela Ford Sollers, uma joint-venture local da montadora americana com parceiros locais. Será que o SUV também irá agradar os russos?