EcoBoost da Ford ganha prêmio de melhor motor do ano

Utilizado hoje no novo Focus, propulsor possui apenas três cilindros e injeção direta com turbocompressor

O CEO da Ford até beijou o novo motor | Imagem: Ford

O motor Ecoboost 1.0 da Ford foi o grande vencedor do International Engine of the Year, prêmio que elege os melhores propulsores do ano. O bloco, que equipa a terceira geração do Focus na Europa, teve uma vantagem de mais de 100 pontos em cima do segundo colocado, o TSI 1.4 da Volkswagen.

De acordo com Dean Slavlich, co-presidente da premiação, o que levou o propulsor da marca norte-americana a esta conquista foi o baixo nível de consumo de combustível e a performance que ele desenvolve, mesmo equipado um modelo pesado como o hatch médio.

Leia também: Ford testa nova perua Focus no Brasil

Lançado em 2011, o motor Ecoboost tem apenas três cilindros e 1 litro, assim como nossos populares. Porém, é dotado de turbocompressor e injeção direta de combustível e possui duas variações: a primeira com 100 cv e a segunda com 125 cv. Além do Focus III, esse motor deve estar presente ainda em modelos como a minivan C-Max e o New Fiesta europeu.

O prêmio reforça a boa imagem que os novos motores de baixa cilindrada e alta desempenho têm conseguido no mercado mundial. No ano passado, o vencedor da competição foi o motor Twin Air, da Fiat, que possui apenas dois cilindros. Conhecida como downsizing, a técnica consiste em reduzir o volume dos motores e promover melhorias para compensar uma suposta perda de potência e torque em relação a outros motores maiores.

Outros propulsores também foram premiados, quatro deles desenvolvidos pela BMW. Outro destaque foi o motor 1.4 da GM, que equipa o Chevrolet Volt e o Opel Ampera, e recebeu prêmio no segmento de "motores verdes".

Veja abaixo a lista dos ganhadores da premiação:

Categoria Vencedor Modelos
Motor do ano Ford EcoBoost 1.0 turbo Focus III
Motor verde GM Ecotec 1.4 Chevrolet Volt / Opel Ampera
Motor de alta performance Ferrari 4.5 V8 458 / 458 Spyder
Motor abaixo de 1.000 cilindradas Ford EcoBoost 1.0 turbo Focus III
Motor de 1.000 a 1.400 cilindradas Volkswagen TSI 1.4 turbo PoloAudi A1 e outros
Motor de 1.401 a 1.800 cilindradas BMW-PSA THP 1.6 turbo Mini Cooper, Citroën DS3 e outros
Motor de 1.801 a 2.000 cilindradas BMW 2.0 turbo Série 1, Z4
Motor de 2.001 a 2.500 cilindradas Audi TFSI 2.5 turbo TT RS e RS3 Sportback
Motor de 2.501 a 3.000 cilindradas BMW 3.0 bi-turbo Série 1 M
Motor de 3.001 a 4.000 cilindradas BMW M 4.0 V8 M3
Motor acima de 4.000 cilindradas Ferrari 4.5 V8 458 / 458 Spider