Não gosta de manobrar? Então conheça o assistente de estacionamento

Também conhecido como Park Assist, recurso utiliza sensores para colocar e retirar o carro da vaga
Sistema de assistência para estacionamento completa 10 anos

Sistema de assistência para estacionamento completa 10 anos | Imagem: Divulgação

Veículos grandes dão muito trabalho para estacionar, principalmente nos espaços cada vez mais raros das cidades grandes. Por isso grandes fornecedores de tecnologia para as montadoras criaram os chamados sistemas de estacionamento automático, ou o park assist, nome adotado por algumas fabricantes em seus automóveis. Esse sistema é ativado pelo motorista, mas a velocidade é delimitada pela montadora. Contudo, o condutor pode escolher até o lado da rua que quer parar (através das setas), deixando que o sistema calcule o espaço necessário para realizar a manobra.

O Park Assist utiliza sensores na dianteira e traseira do veículo e então inicia a sequência de estacionamento. O motorista engata a marcha à ré e a partir daí basta acelerar e frear, não sendo necessária nenhuma intervenção no volante. Alguns assistentes de estacionamento mais avançados inclusive já controlam também o avanço e o recuo do carro durante as balizas. 

O estacionamento pode ser feito em curvas, junto a blocos de concreto e entre árvores ou outros obstáculos. Outro grande favor que essa tecnologia pode prestar ao proprietário é tirar o carro de vagas apertadas, desde que haja um espaço mínimo para a manobra. O park assist funciona em vagas paralelas ou perpendiculares, dependendo da geração oferecida em determinado modelo. 

Autônomo

Já existem sistemas no qual o motorista pode sair do carro e deixar que ele estacione sozinho. A programação pode ser feita pelo smartphone ou pela chave, como no sedã de luxo BMW Série 7

No Brasil

Por ser um sistema mais avançado e que exige uma série de componentes sofisticados para operar, o assistente de estacionamento não é um recurso barato e costuma figurar em modelos mais caros. Aqui no Brasil, é possível encontrar o recurso em modelos mais sofisticado, mas a tendência é que o item seja cada vez mais comum. O Volkswagen T-Cross pode ser equipado com o assistente de estacionamento a partir da versão Comfortline, fazendo dele um dos carros mais acessíveis do mercado com o recurso.  

Recomendados por AUTOO

Youtube
Volvo XC40, um SUV elétrico com preço mais acessível

Volvo XC40, um SUV elétrico com preço mais acessível

Modelo custa menos que similares alemães e não decepciona. Confira avaliação
Aviação
Embraer tenta vender o avião de ataque A-29 Super Tucano para Gana

Embraer tenta vender o avião de ataque A-29 Super Tucano para Gana

País africano quer usar turboélice brasileiro para combater grupos terroristas e pode encomendar até cinco aeronaves
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!