Assistente de estacionamento completa 10 anos

Tecnologia já está na terceira geração e agora é capaz até de fazer manobras de frente
Sistema de assistência para estacionamento completa 10 anos

Sistema de assistência para estacionamento completa 10 anos | Imagem: Divulgação

Criado pela equipe de engenharia da Volkswagen, o assistente de estacionamento completa neste ano uma década de mercado. A solução estreou em 2006 na Volkswagen Touran, uma minivan comercializada na Europa. Desde então, a tecnologia oferece uma verdadeira “mão na roda” na hora de estacionar.

Para quem não está muito familiarizado com o sistema, o Park Assist, como é o nome comercial dado pela Volkswagen, é capaz de medir o tamanho da vaga, determinar a posição ideal para o início da manobra e realizar os movimentos com a direção. Cabe apenas ao motorista ir para frente ou para trás seguindo as orientações do sistema no painel.

O sistema evoluiu bem nos últimos 10 anos e, na Touran, ainda era bem limitado. Ele só funcionava em vagas paralelas e era necessário procurar um local com o espaço do carro mais 1,40 m, o que retirava grande parte da praticidade do Park Assist.

Em 2010 chegou a vez da segunda geração do assistente de estacionamento, que foi beneficiada com algoritmos mais complexos e um total de 12 sensores ultrassônicos instalados no veículo. Com isso, o Park Assist também passou a atuar em vagas transversais e o espaço adicional nas vagas foi reduzido para 90 cm.

Já em 2015, o novo Passat estreou o Park Assist 3.0, que trouxe como principal novidade a possibilidade de estacionar de frente. O espaço lateral nas vagas também diminuiu e agora é de apenas 80 cm.

No Brasil, o Park Assist é oferecido pela Volkswagen no Golf, Golf Variant, Tiguan, Passat e CC. Outras marcas, como a Ford com o Fusion, também oferecem o assistente de estacionamento dependendo da versão ou pacote de opcionais. Sem dúvida nenhuma é uma tecnologia muito interessante e que ajuda bem a aliviar a tensão ao volante em algumas situações. 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!