Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Não perde mais: Fiat Strada deve fechar em 1º lugar no ranking de vendas em 2022

Picape já ultrapassou a marca de 105 mil unidades emplacadas e não tem como ser alcançada pelo Hyundai HB20, que acumula 92 mil exemplares

A picape Strada vai se aproximando do “bicampeonato” de vendas no Brasil. O modelo da Fiat tem tudo para fechar 2022 como veículo leve mais emplacado do ano, repetindo o feito de 2021.

Até a semana passada, a Strada já havia registrado 105,5 mil emplacamentos, cerca de 13,5 mil unidades a mais que o Hyundai HB20, vice-líder até aqui. Trata-se, portanto, de uma diferença praticamente impossível de ser anulada em menos de 20 dias.

A Strada deve ainda superar os números de vendas de 2021, quando teve 109 mil emplacamentos, uma meta significativa em um ano cujo mercado como um todo dificilmente conseguirá bater o volume do ano passado.

Apesar de perder o título, o HB20 já acumula números melhores que os de 2021. Com 92 mil emplacamentos, o hatch compacto tem pouco mais de 5,5 mil unidades a mais que durante o ano passado inteiro.

Lembrando que o modelo passou por um bem-vindo facelift, além de passar a contar com uma estratégia de vendas diretas como alguns de seus rivais. Nada menos que 54 mil unidades (61%) foram emplacadas nessa modalidade até o mês passado.

Hyundai HB20 2023
Hyundai HB20 2023
Imagem: Divulgação

Onix de volta ao topo

Se ainda não conseguiu retomar a liderança perdida no ano passado, o Chevrolet Onix deve terminar 2022 como 3º veículo mais vendido do país. Até aqui, ele acumula 78 mil emplacamentos contra 73,6 mil no ano passado.

O modelo que mais se aproxima dele é o irmão Onix Plus, com 68,7 mil exemplares, ou seja, bastante distante para haver uma mudança na reta final. Os destaques entre os 10 mais vendidos são justamente o sedã da Chevrolet e o SUV Tracker, que tiveram crescimento acima de 25% até aqui.

Na outra ponta estão carros da Stellantis, que perderam volume de vendas de forma clara. O Jeep Renegade tombou um tombo de 36%, seguido da picape Toro (-34,7%), do hatch Argo (-30%) e do Jeep Compass (-17%) até a semana passada.

Veja os 10 veículos mais vendidos do ano até semana passada com números comparados ao total de 2021:

Posição Modelo 2022* 2021 Diferença Variação
Fiat Strada 105.497 109.112 -3.615 -3,3%
Hyundai HB20 91.968 86.464 5.504 6,4%
Chevrolet Onix 78.102 73.633 4.469 6,1%
Chevrolet Onix Plus 68.719 54.719 14.000 25,6%
Fiat Mobi 66.290 65.855 435 0,7%
Volkswagen Gol 65.706 66.234 -528 -0,8%
Chevrolet Tracker 64.728 50.763 13.965 27,5%
Volkswagen T-Cross 60.899 62.313 -1.414 -2,3%
Fiat Argo 58.774 84.656 -25.882 -30,6%
10º Jeep Compass 58.634 70.923 -12.289 -17,3%

* Até o dia 9 de dezembro. Fonte: Denatran

Veja outras colunas

VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro

24/02/2024 05h05

Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados

Picape Titano será um desafio duro para a Fiat

12/02/2024 10h00

Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana

Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking

06/02/2024 09h48

Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%