Nissan registra rival do Fit no Brasil; Citroën poderá ter um ''anti-Compass''

Ambas as montadoras registraram modelos ou peças que indicam novidades para nosso mercado em breve
Terceira geração do Nissan Note

Terceira geração do Nissan Note | Imagem: Divulgação

Uma das melhores maneiras de ficar a par com os planos da montadoras para o mercado brasileiro é acompanhar os registros junto ao INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Dessa vez, surgiram duas novidades nos pedidos de patentes que devem influenciar os caminhos de Nissan e Citroën por aqui.

Começando pela nipônica, os registros mostram que a Nissan pediu a proteção dos desenhos do Note por aqui. Trata-se de um hatch com ares de monovolume, no estilo do Honda Fit, que é oferecido nos mercados globais e nunca foi vendido no Brasil. Em nosso país, seria uma boa investida da marca em um segmento disputado por modelos como o Volkswagen Polo e o Hyundai HB20.

Pedido de patente no Brasil mostra o Nissan Note
Pedido de patente no Brasil mostra o Nissan Note
Imagem: Reprodução

A Nissan está sem um hatchback no mercado nacional desde o final da produção do March no Brasil. Se a chegada do Note se confirmar, a marca ainda brigaria pelo mercado do atual Honda Fit, que pode ser substituído pelo inédito City Hatch no futuro. Além disso, a atual plataforma global do Nissan Note já conta com opção de eletrificação. Lá fora, o modelo pode ser equipado com conjunto híbrido onde o motor a combustão serve apenas de gerador de energia para as baterias que alimentam o motor elétrico, responsável pela propulsão do carro.

Citroën registrou peças do e-C4 no Brasil
Citroën registrou peças do e-C4 no Brasil
Imagem: Reprodução

Já a Citroën registrou por aqui um modelo batizado de “e-C4” nos registros. Como o nome sugere, trata-se da versão elétrica da nova geração do hatch da marca que já foi revelada nos mercados europeus. Por lá, a novidade tem 136 cv de potência e baterias de 50 kWh de capacidade, o suficiente para garantir uma autonomia de 350 km.

No entanto, isso não exclui a possibilidade de que a Citroën também traga ao Brasil a nova geração do C4 convencional. O modelo foi descrito pela empresa como um modelo que “transita entre hatch e SUV”. Ele traz motor 1.2 turbo a gasolina podendo entregar até 150 cv, além de opções a diesel. Nas medidas, tem 4,36 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,52 m e altura e 2,67 m de entre-eixos. Assim, elétrico ou não, a Citroën teria um SUV maior que o atual C4 Cactus e com porte para brigar com o Jeep Compass, que tem 2,63 m de entre-eixos e 4,41 m de comprimento.

Atualização (1/4 às 14h49): a Citroën gentilmente entrou em contato com o AUTOO para explicar que o registro de patentes de seus modelos, seja no Brasil como em demais países, faz parte se sua política global. O novo C4, contudo, não está previsto para nosso mercado. Desde já agradecemos a fabricante pelos esclarecimentos. 

Novo Citroën C4
Novo Citroën C4
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa