Opinião: com City hatch, Honda terá um forte representante entre os compactos nacionais

Modelo revelado nesta semana mostra credenciais interessantes
Honda City Hatchback 2021

Honda City Hatchback 2021 | Imagem: Divulgação

A possibilidade cada vez mais concreta de que o novo Honda City hatchback possa substituir o Fit nacional pode criar sentimentos conflitantes nos donos atuais do monovolume. Não é raro encontrar quem esteja no seu segundo ou terceiro Fit, uma prova de que a bem resolvida proposta do modelo, lançado no Brasil em 2003, colaborou para que ele congregasse uma legião de fãs tanto aqui como nos mais diferentes mercados onde é comercializado.

A Honda certamente tem no Fit um grande trunfo em sua gama nacional, colaborando para fidelizar e trazer novos clientes para a marca uma vez que é o seu automóvel mais acessível por aqui. E é justamente esse o ponto que talvez motive a Honda a repensar de forma drástica sua estratégia para o Fit. Ao que tudo indica, a quarta geração do monovolume, apresentada em 2019 no Japão, pode ter se tornado sofisticada demais para manter a viabilidade comercial de sua montagem no Brasil. O preço do Fit totalmente renovado nas concessionárias também poderia se tornar elevado demais considerando seu posicionamento de mercado no país.

Logo, a solução da Honda para seguir competitiva entre os compactos produzidos no Brasil deverá passar por um enfoque cada vez maior em automóveis concebidos para mercados emergentes. E é aqui que o novo City passa a ter um papel central olhando para o curto prazo na gama brasileira da Honda.

Honda City Hatchback 2021
Honda City Hatchback 2021
Imagem: Divulgação

Produto fortemente vinculado com mercados asiáticos, alguns deles com características econômicas próximas ao que encontramos no Brasil, o City tornou-se um modelo mais equipado e até avançou no porte. A medida foi necessária uma vez que, em alguns lugares, como no Brasil, ele terá a dupla função de atender desde os clientes que buscam um sedan mais acessível no portfólio da marca até substituir o Civic no país

Antecipando-se ao processo de subida de nível do Fit, a Honda precisou criar uma derivação hatchback sobre o projeto do novo City de olho em consumidores que já encontram nos carros compactos a melhor opção para atender de forma plena suas necessidades.

Como você conferiu em nossa cobertura mostrando a apresentação do City hatchback na Ásia, tudo leva a crer que a Honda criou uma excelente alternativa ao Fit, mais barata em relação ao monovolume e preservando as qualidades responsáveis pelo sucesso global do modelo.

Honda City Hatchback 2021
Honda City Hatchback 2021
Imagem: Divulgação

Com 4,34 m de comprimento, o City hatchback supera muitos concorrentes diretos, entre eles o Toyota Yaris (4,14 m), VW Polo (4,05 m), Chevrolet Onix (4,16 m), entre outros. Isso deverá conferir ao Honda um ganho no porta-malas, que sempre foi um diferencial para o Fit.

Além disso, com 2,58 m de entre-eixos, o espaço para os 5 passageiros a bordo do City hatch não deverá ser problema. Ponto vital para que ele continue atendendo os fãs do Fit nacional é que o City hatchback incorpora o prático sistema de rebatimento dos bancos traseiros oferecido pelo monovolume. O recurso aprimora consideravelmente a versatilidade do carro e facilita a acomodação de objetos mais volumosos.

Honda City hatchback manterá a modularidade dos assentos encontrada hoje no Fit
Honda City hatchback manterá a modularidade dos assentos encontrada hoje no Fit
Imagem: Divulgação

Outro acerto da Honda em relação ao City hatchback — e esperamos que ele seja preservado com a nacionalização do modelo — é a presença do motor 1.0 turbo com 3 cilindros, o qual integra uma família de propulsores que se notabiliza pela eficiência. Nos mercados asiáticos, o  1.0 turbo entrega 122 cv e torque pouco acima dos 17 kgfm operando com gasolina. Na configuração asiática, o City hatchback 1.0 turbo conta com câmbio automático CVT para favorecer ainda mais a redução do consumo.

Hoje em dia modelos com destacada penetração no mercado, como é o caso do próprio Chevrolet Onix, o carro mais vendido no Brasil, aposta em um propulsor 1.0 sobrealimentado para equilibrar bom desempenho com o uso comedido de gasolina ou etanol.

Honda City Hatchback 2021
Honda City Hatchback 2021
Imagem: Divulgação

Em relação ao próprio Fit atualmente produzido no Brasil, o motor 1.0 turbo com injeção direta presente no City hatchback deverá entregar acelerações e retomadas mais vigorosas em relação ao que obtemos hoje do 1.5 16V aspirado sob o capô do Fit. Portanto, mais um ponto a favor para a opção de carroceria dois volumes derivada do City.

Sempre muito discreta em suas decisões, não temos muitos elementos para saber quando os novos City e City hatchback poderão estrear no mercado brasileiro. De qualquer forma, é fato que muito provavelmente em 2021 o sedan fabricado aqui deverá ser renovado, já que atualmente ele sequer oferece os controles de tração e estabilidade. Será que a variante hatch estreia em conjunto? Vamos dar tempo ao tempo para obter a resposta. De todo modo, a Honda emite sinais de que vai trazer para o mercado uma excelente opção entre os compactos nacionais.

Honda City Hatchback 2021
Honda City Hatchback 2021
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa