Nos EUA, carros elétricos vendem mais que os manuais

Já se sabia que os norte-americanos preferiam os carros automáticos, mas avanço dos elétricos surpreendeu
Nissan Leaf 2020

Nissan Leaf 2020 | Imagem: Divulgação

O mercado norte-americano de veículos novos é dominado há décadas por modelos com transmissão automática, isso não é novidade. O que mudou agora é que, por lá, até mesmo os carros elétricos já são mais populares entre os compradores do que os modelos com câmbio manual.

Segundo reportagem publicada no site Autoblog, de todos os veículos novos vendidos durante o ano passado, apenas 1,1% deles traziam uma transmissão manual. Por sua vez, cerca de 1,6% dos compradores de carros nos EUA optaram por trazerem um veículo elétrico para suas garagens. Em 2019, o mercado norte-americano comercializou no total cerca de 17,1 milhões de unidades.

De acordo com a publicação dos EUA, essa tendência não é surpresa. O número de carros disponíveis com transmissão manual segue caindo por lá, enquanto o segmento de veículos elétricos está crescendo constantemente. Ao mesmo tempo, as montadoras de lá estariam reservando uma quantidade maior de recursos para desenvolver e lançar carros elétricos, caminhões e utilitários esportivos.

Sendo assim, é razoável supor que, ao longo da década, a transmissão manual caia abaixo da marca de 1% e os veículos elétricos continuarão avançando em direção a um público maior de compradores. Enquanto a Ford já mostrou um protótipo do Mustang elétrico com câmbio manual, é difícil imaginar que os carros de três pedais tenham um futuro longevo por lá. 

Chevrolet Bolt 2020
Chevrolet Bolt 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!