Base para a evolução da S10 nacional, nova Chevrolet Colorado estreia em outubro

Muito do que encontraremos na próxima geração da S10 será antecipado pela irmã norte-americana
Acima a Chevrolet Colorado ZR2 vendida atualmente nos EUA

Acima a Chevrolet Colorado ZR2 vendida atualmente nos EUA | Imagem: Divulgação

A Chevrolet S10 se aproxima do 10º aniversário da geração atual. E, por mais que picapes tenham um ciclo de vida maior que o dos carros de passeio, a hora de uma mudança de geração está se aproximando.

Um informação importante envolvendo a renovação completa da picape foi apurada pelo GM Authority. De acordo com o site especializado, a nova geração da Chevrolet Colorado deverá ser apresentada globalmente em outubro deste ano.  

Vale ficarmos atentos à nova Colorado, uma vez que a picape serve de base a Chevrolet S10 nacional e a relação entre os dois modelos deverá ser ainda mais enfatizada na próxima geração. Hoje em dia o visual dos dois modelos é diferente, assim como o interior.

De acordo com as apurações na América do Norte, a tendência é que a gama de picapes médias da GM seja unificada, portanto com um veículo único indepentemente do país em que é comercializado. Dessa forma, a fabricante poderia reduzir os custos do projeto, já que investiria em um design único, por exemplo. 

Leia também: 
Nos EUA, irmãs da nova Chevrolet S10 têm a motorização definida
Prima da S10, nova Chevrolet Colorado é flagrada em testes
Projeções: os primeiros detalhes da nova Chevrolet S10 2024

A plataforma GMT31XX que dá vida aos projetos das atuais S10 e Colorado não será completamente abandonada. Pelo contrário, a Chevrolet vai atualizar a base para ser uma evolução da atual. A tendência é que a plataforma passe a ser chamada de GMT31XX-2 na geração atualizada das picapes.

Em relação ao motor, a expectativa é que a Colorado utilize um motor 2.7 turbo de quatro cilindros em todas as versões nos Estados Unidos, acoplado ao câmbio automático de 10 marchas.

No Brasil, por sua vez, é praticamente certo que a nova S10 deverá preservar alguma opção diesel, tipo de motor preferido pelos consumidores locais de picapes médias. 

Por enquanto não há nenhuma confirmação sobre o lançamento da nova S10 no mercado brasileiro.

No entanto, se a nova Colorado for revelada no fim de 2022 e suas vendas iniciarem no ano seguinte nos EUA, seria plausível considerar que a nova S10 brasileira poderá fazer sua estreia em 2023, inaugurando a linha 2024 da picape. 

Importante lembrar que a nova geração da Ford Ranger está prevista para começar a ser vendida no Brasil em 2023, o que torna o ano em questão uma boa aposta para o lançamento da S10 atualizada.  

Nova Chevrolet Colorado já está em testes nos EUA
Nova Chevrolet Colorado já está em testes nos EUA
Imagem: Reprodução/GM Authority

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções