Nova informação sobre a Ford Maverick pode deixá-la ainda mais perto do Brasil

Rumores após flagra no mercado norte-americano mostram similaridades da nova picape com a van Transit Connect dos EUA
Ford Maverick: rival da Toro tem grande chance de chegar ao Brasil

Ford Maverick: rival da Toro tem grande chance de chegar ao Brasil | Imagem: BR Automotive

Ao longo do último final de semana, um novo flagra da Ford Maverick surgiu na internet e pôs a imprensa norte-americana a pensar o futuro dessa nova picape que tem grandes chances de ser lançada no Brasil para brigar com a Fiat Toro. Os rumores até agora dão conta de que o visual da novidade guardará semelhanças com o Bronco Sport, recém-lançado SUV da marca do oval azul.

As discussões a respeito da Maverick começaram após ser notado que a unidade flagrada, apesar das pesadas camuflagens, mostrava uma grande cabine dupla, mas uma caçamba razoavelmente pequena. Esse fator limitaria o uso da picape da Ford como veículo de trabalho nos EUA e as dúvidas sobre o público da Maverick começaram a surgir.

Em uma postagem de um grupo de discussões, um usuário que se identifica como funcionário de uma fornecedora de componentes da Ford afirmou que a nova Maverick será “mecanicamente parecida com a Transit Connect”, um furgão comercial vendido no EUA com porte ligeiramente maior ao de um Peugeot Partner.

Isso incluiria o uso da plataforma “C” da Ford, que evoluiu para a C2 no caso dos SUVs Escape e Bronco Sport. Na Transit Connect, usa-se a plataforma original, a mesma sobre a qual o Focus era montado. Daí viria o grande espaço para passageiros, mas a caçamba diminuta para os padrões norte-americanos.

Por lá, cogita-se que o espaço da área de carga tenha em torno de 42 polegadas de comprimento, ou cerca de 106 cm. Com isso, a Ford Maverick já se colocaria frente a frente com a Fiat Toro no mercado brasileiro, onde o espaço de caçamba não é tão fundamental quanto nos EUA. A escolha pela plataforma do furgão teria sido motivada pela economia de custos.

Além disso, há mais um fator que pode facilitar a chegada antecipada da Ford Maverick ao mercado brasileiro. Usando a plataforma da Transit Connect, a picape seria equipada inicialmente com um motor 2.0 aspirado de quatro cilindros com injeção direta de combustível. Se a configuração soou familiar, é porque trata-se do mesmo motor que o Ford Focus utilizou no Brasil antes da aposentadoria. 

Se esse fato se confirmar, o tempo de homologação da Ford Maverick para o mercado brasileiro seria reduzido, uma vez que o motor já tem calibração flex para nosso país. No caso da Transit Connect norte-americana, as opções de câmbio são sempre automáticos, com seis ou oito marchas. No entanto, cogita-se a utilização de um câmbio manual nas versões de entrada, estratégia similar a usada pela Fiat com a Toro flex.

Projeção do BR Automotive para a inédita Ford Maverick
Projeção do BR Automotive para a inédita Ford Maverick
Imagem: BR Automotive
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