Nova geração do Kia Carens pode ser uma boa opção para o Brasil

Modelo será revelado no próximo dia 16 com uma proposta interessante
Acima a Kia Carens em sua terceira geração, lançada em 2013

Acima a Kia Carens em sua terceira geração, lançada em 2013 | Imagem: Divulgação

Com a estreia recente de novos modelos no país, como a Carnival e o SUV híbrido-leve Stonic, a Kia inaugurou uma nova fase no Brasil. Prometendo ainda uma renovação completa no portfólio importado ao país, a Kia vai investir pesado em modelos eletrificados. 

No entanto, vale a pena acompanharmos de perto uma estreia confirmada para o próximo dia 16. Estamos falando da nova geração da Kia Carens, modelo já conhecido dos brasileiros e comercializado por aqui entre 1999 e 2013, à época com carroceria minivan de 5 lugares. 

A evolução completa da Carens para o mercado indiano desperta a atenção por uma série de razões. 

Em primeiro lugar, seu projeto foi concebido para mercados emergentes, portanto terá no bom custo-benefício um de seus atributos. 

A novidade também usará a plataforma do SUV compacto Seltos, cuja vinda ao Brasil também foi confirmada pelos representantes da Kia no país, com a estreia prevista para o ano que vem. 

Leia também: 
Lembra da Kia Carens? Modelo 7 lugares ganhará nova geração em 2022
Kia Carnival estreia no Brasil completona e com V6 de 272 cv 
Sportage, Niro e o elétrico EV6: as novidades da Kia para 2022 no Brasil

O terceiro ponto, segundo apurou a imprensa especializada indiana, é que a nova Carens terá configuração 7 lugares, categoria que deverá ganhar cada vez mais força no Brasil, em especial considerando modelos mais acessíveis. 

A Hyundai, por exemplo, deverá oferecer por aqui a opção 7 lugares do Creta, lançada no México com o nome Grand Creta, enquanto a Renault estuda nacionalizar o modelo final derivado do conceito Dacia Bigster, também com a proposta de ser um SUV com três fileiras de assentos que não exagera no preço. 

Pegando carona no sucesso dos SUVs, é provável que a Kia opte por preservar a carroceria monovolume para a nova Carens, porém com alguns toques de estilo que a tornem mais robusta, atraindo, dessa forma, os consumidores que hoje buscam somente os utilitários esportivos. 

Logo, se todas as previsões se confirmarem, a nova Kia Carens seria o produto ideal para posicionar a marca sul-coreana de uma forma estrategicamente correta no segmento, caso os importadores julgarem a entrada na categoria algo interessante. 

Pouco ainda se sabe sobre detalhes técnicos ou mecânicos da nova Carens, exceto que a plataforma do Seltos poderá ganhar um entre-eixos alongado em sua aplicação na Carens, bem como os conjuntos motor e câmbio para o novo produto deverão ser os mesmos do SUV. 

Nos EUA, o Seltos conta com as opções de motores 2.0 16V aspirado e 1.6 turbo com injeção direta, podendo até oferecer tração integral dependendo da versão. Na Índia, por sua vez, o SUV compacto tem como opção a gasolina o propulsor 1.5 aspirado, com foco na economia de combustível. 

Vamos acompanhar de perto a trajetória global da nova Carens e, assim que novas informações surgirem, reportaremos aqui no AUTOO!

Tags