Chegamos em um ponto em que mostras de tecnologia estão se tornando tão relevantes para o setor automotivo quanto os tradicionais Salões do Automóvel. A movimentação é mais do que natural, uma vez que os carros modernos incorporam cada vez mais recursos avaçados de infoentretenimento, conectividade e até mesmo condução autônoma.

Nesta semana a Mercedes-Benz aproveitou a CES 2019, tradicional mostra de tecnologia realizada em Las Vegas (EUA), para revelar a nova geração do CLA, cupê 4 portas compacto que ajudou muito no processo de rejuvenescimento da marca e trouxe novos clientes para a fabricante.

Se agora a marca alemã conta com o Classe A Sedan, o CLA ficou pronto para fitar com o papel de alternativa mais arrojada e esportiva no segmento de entrada. Em sua nova geração, como era esperado, o CLA manteve o estilo cupê 4 portas, mas cresceu nas dimensões para se diferenciar do Classe A com três volumes.

Em relação ao CLA de primeira geração, o novo modelo passa a contar com 48 mm a mais no comprimento, alcançando 4,68 m no total, e o entre-eixos ganhou outros 30 mm, totalizando 2,72 m. A largura também deu um salto considerável, passando para 1,83 m no CLA 2020. Curioso que o porta-malas perdeu 10 litros na renovação do CLA, mas mesma assim preserva uma boa capacidade para 460 litros.

A Mercedes-Benz também anuncia ganhos sensíveis no comportamento dinâmico do CLA 2020 em especial graças a um bom ganho nas bitolas dianteira (+63 mm) e traseira (+55 mm). As opções de rodas de liga leve na nova geração do CLA contemplam os aros 16” a 19”.

Por dentro, além da atualização no acabamento, o novo CLA conta com a geração mais recente da central multimídia MBUX, que agora também pode realizar uma interação com os passageiros do carro atendo a comandos de uma forma mais natural e não apenas para frases pré-determinadas.

A central multimídia agora também não fica mais “confusa” e atende somente aquele que acionou os comandos por voz independente de outros passageiros estarem conversando ao mesmo tempo.

Nos recursos de assistência para a condução, o novo CLA conta com o assistente de permanência em faixa capaz de realizar correções na trajetória (Active Lane Keeping Assist); o sistema Pre-Safe Plus, que, na iminência de uma colisão traseira aciona os freios do carro para evitar o “efeito chicote” no corpo dos passageiros; faróis de LED adaptativos (opcionais), entre outros itens.

Na CES 2019 a Mercedes-Benz apresentou o novo CLA com motorização 2.0 turbo de 225 cv e 35,7 kgfm de torque trabalhando em conjunto com a transmissão de dupla embreagem com 7 marchas. A marca adiantou, contudo, que no lançamento comercial do modelo, em maio de 2019 nos EUA, além do CLA 250 irão compor a gama outras configurações de motor além das opções manual e com tração integral 4Matic.

Procurada pelo Autoo, a Mercedes-Benz do Brasil revelou que o novo CLA chegará ao país no início do quarto trimestre deste ano. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/