Será que o SUV retorna ao Brasil? Nova geração do Nissan X-Trail é revelada nos EUA

Modelo, que já foi oferecido no Brasil, pode retornar ao país até em versão híbrida
Nissan X-Trail 2021

Nissan X-Trail 2021 | Imagem: Divulgação

A Nissan revelou nesta segunda-feira (15) nos EUA a nova geração do X-Trail, modelo vendido na América do Norte com o nome Rogue.

Para quem não se recorda, a Nissan já atuou no segmento de SUVs médios até a década passada no Brasil justamente com o X-Trail. O modelo foi importado do Japão a partir de 2005, com a segunda geração desembarcando no país em 2008 e seguindo comercializada no Brasil até 2010.

Investindo em um design bem mais arrojado e em um acabamento de alto nível para o interior, o novo X-Trail 2021pode receber futuramente uma versão híbrida, o que abriria as portas para o SUV retornar ao Brasil e encarar modelos como o Toyota RAV4 já à venda no país e os futuros Jeep Compass 4xe, Ford Escape Hybrid, Citroën C5 Aircross, entre outros SUV médios com propulsão alternativa previstos para chegar por aqui ao longo dos próximos meses.

Nissan X-Trail 2021
Nissan X-Trail 2021
Imagem: Divulgação

Por enquanto a nova geração do X-Trail/Rogue será comercializada a partir deste ano nos EUA somente com a opção do motor 2.5 com injeção direta (sem sobrealimentação) capaz de entregar 183 cv (181 hp) e 25 kgfm de torque. O câmbio será o automático CVT e o novo X-Trail também poderá receber sistema de tração integral.

Criado, nas palavras da Nissan, para entregar melhor funcionalidade, flexibilidade, tecnologia e segurança, o novo X-Trail 2021 se destaca pelo robusto pacote de tecnologia. Equipado com um pacote que a fabricante denomina Nissan Safety Shield 360 em todas as versões, o SUV traz recursos como o alerta de colisão com frenagem autônoma inclusive para pedestres, alertas de pontos cegos e tráfego cruzado na traseira do veículo, farol alto automático, assistente de permanência em faixa, entre outros.

Nissan X-Trail 2021
Nissan X-Trail 2021
Imagem: Divulgação

O novo X-Trail também conta com o controle de cruzeiro adaptativo integrando o ProPilot Assist. Como já ocorre em alguns modelos mais recentes, o recurso se vale de informações fornecidas pelo GPS para controlar de uma forma mais eficiente as acelerações, frenagens e o sistema de assistência à direção.

Em suas versões mais completas, o novo X-Trail/Rogue ainda conta com a combinação de três displays digitais para exibir as informações do veículo. O painel de instrumentos é composto por uma tela de 12,3”, bem como o condutor ainda contará com um head-up display colorido de generosos 10,8”. A central multimídia, por sua vez, é baseada em uma tela de 9”.

Com a profunda reestruturação que a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi vai promover globalmente, talvez os planos de importação do novo X-Trail possam sofrer mudanças, de qualquer forma vamos seguir de perto qualquer novidade envolvendo uma possível importação do modelo novamente ao Brasil. Fique ligado (a) aqui no Autoo

Nissan X-Trail 2021
Nissan X-Trail 2021
Imagem: Divulgação