Nova geração do Toyota Camry estreia no Brasil em 2018

Sedã grande será importado em versão única ao país; confira o valor
Toyota Camry 2018

Toyota Camry 2018 | Imagem: Divulgação

Ele foi um dos grandes destaques no Salão de Detroit realizado no começo deste ano, mas só agora a Toyota oficializou a importação do Camry ao Brasil. A oitava geração do sedã grande deu um salto considerável no design e é construída sobre a nova arquitetura global da fabricante japonesa, a TNGA (Toyota New Global Architecture), a mesma aplicada no Prius atual e que será adotada pelos próximos modelos da marca em um futuro próximo.

Como já ocorria anteriormente, a Toyota manterá a estratégia de posicionar o Camry como um “carro de imagem” aqui no Brasil, por isso vai importar apenas a versão topo de linha XLE. Equipada com motor 3.5 V6 de 310 cv e câmbio automático de 8 marchas, a versão contará com preço sugerido de R$ 189.990 e as vendas deverão começar nos primeiros meses de 2018.

Muito bem equipado, por esse valor o Toyota Camry XLE 2018 vai oferecer recursos como os faróis com iluminação por LED, central multimídia com tela de 8” além de navegador e câmera de ré, coluna de direção com ajuste elétrico, banco do motorista também com ajustes elétricos e ar-condicionado automático digital com 3 zonas de atuação e o sistema S-Flow, que identifica quais bancos estão ocupados e direciona de uma forma melhor o fluxo de ar pela cabine para garantir um resfriamento mais eficiente, dentre outros equipamentos de série.

Para melhorar a eficiência, a motorização V6 conta com injeção direta de gasolina e start-stop, que desliga o motor quando o carro encontra-se parado para priorizar a economia de combustível. Além dos 310 cv de potência já citados, o propulsor entrega 37,7 kgfm de torque e consumo médio de 8,3 km/ na cidade e 11,5 km/l na estrada, números até que bons considerando o porte do sedã. Um dos atributos interessantes do motor 3.5 V6 é que a Toyota o equipou com um novo variador de fase para as válvulas de admissão. Chamado VVT-iW, ele conta com uma temporização para a abertura e fechamento das válvulas, o que, segundo a Toyota, ajuda o motor a entregar mais torque em um intervalor maior de rotações. As válvulas de escape também contam com sistema de abertura variável.

O Camry 2018 chegará ao Brasil com sete opções de cores (Branco Lunar, Prata Lumina, Marrom Grafite, Vermelho Emoção, Prata Galáctico, Preto Atitude e Azul Noturno), além de oferecer a opção do revestimento interno de couro agora também na tonalidade bege claro. 

Sempre com uma participação bem discreta no mercado, o Camry emplacou apenas 49 unidade no Brasil ao longo do ano de 2016. Seu principal concorrente ao redor do mundo é o Honda Accord, que por aqui foi a escolha de 122 pessoas também no ano passado. 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!