Nova picape Amarok terá estreia mundial em 7 de julho
Modelo da Volkswagen será baseado na nova Ford Ranger e talvez não chegue ao Brasil
A Volkswagen marcou a apresentação mundial da nova Amarok para o dia 7 de julho, afirmou o site australiano CarExpert.
A África do Sul será o local da primeira linha de montagem da nova picape, cuja produção na Argentina ainda não foi confirmada. Segundo o site, boa parte do trabalho de desenvolvimento da 2ª geração da Amarok foi feito na Austrália, onde o modelo já teria sido confirmado.
A nova picape, ao contrário da primeira geração, será produzida sobre a plataforma da também inédita Ford Ranger, que terá produção iniciada na Tailândia.
Em abril, a Volks divulgou imagens da picape coberta por adesivos de disfarce para não estragar a surpresa até o lançamento. Mas a montadora adiantou alguns dados como o comprimento de 5,35 m (10 cm mais que a atual geração) e o entreeixos de 3,27 m (ou 17,5 cm maior).
A expectativa é que a nova Amarok seja capaz de levar cerca de 1,2 tonelada de carga útil, além da capacidade de reboque de 3,5 toneladas. A propulsão virá de motores a diesel e gasolina com cilindrada entre 2.0 e 3.0 litros.
É também esperada uma versão híbrida já que a plataforma da nova Ranger foi desenhada com essa possibilidade. Já a parte eletrônica, que era um ponto forte do modelo original, deverá ser ainda mais ampla com até 30 sistemas de auxílio à direção.
A primeira geração da Amarok foi lançada mundialmente em 2009 num projeto que optou pela produção na Argentina, um dos maiores hubs de produção de picapes no mundo.
O pico vendas do utilitário da VW no Brasil ocorreu em 2013 quando foram emplacadas 24,2 mil unidades. Desde então, o desempenho de vendas variou bastante até pouco tempo atrás quando o volume caiu de forma significativa. Em 2022, apenas 1.800 picapes haviam sido vendidas até abril, deixando a Amarok na 6ª posição do ranking da categoria.