Nova picape Amarok terá estreia mundial em 7 de julho

Modelo da Volkswagen será baseado na nova Ford Ranger e talvez não chegue ao Brasil
Nova geração da VW Amarok finalizando testes antes da estreia prevista para este ano

Nova geração da VW Amarok finalizando testes antes da estreia prevista para este ano | Imagem: Divulgação

A Volkswagen marcou a apresentação mundial da nova Amarok para o dia 7 de julho, afirmou o site australiano CarExpert.

A África do Sul será o local da primeira linha de montagem da nova picape, cuja produção na Argentina ainda não foi confirmada. Segundo o site, boa parte do trabalho de desenvolvimento da 2ª geração da Amarok foi feito na Austrália, onde o modelo já teria sido confirmado.

A nova picape, ao contrário da primeira geração, será produzida sobre a plataforma da também inédita Ford Ranger, que terá produção iniciada na Tailândia.

Em abril, a Volks divulgou imagens da picape coberta por adesivos de disfarce para não estragar a surpresa até o lançamento. Mas a montadora adiantou alguns dados como o comprimento de 5,35 m (10 cm mais que a atual geração) e o entreeixos de 3,27 m (ou 17,5 cm maior).

A expectativa é que a nova Amarok seja capaz de levar cerca de 1,2 tonelada de carga útil, além da capacidade de reboque de 3,5 toneladas. A propulsão virá de motores a diesel e gasolina com cilindrada entre 2.0 e 3.0 litros.

É também esperada uma versão híbrida já que a plataforma da nova Ranger foi desenhada com essa possibilidade. Já a parte eletrônica, que era um ponto forte do modelo original, deverá ser ainda mais ampla com até 30 sistemas de auxílio à direção.

A primeira geração da Amarok foi lançada mundialmente em 2009 num projeto que optou pela produção na Argentina, um dos maiores hubs de produção de picapes no mundo.

O pico vendas do utilitário da VW no Brasil ocorreu em 2013 quando foram emplacadas 24,2 mil unidades. Desde então, o desempenho de vendas variou bastante até pouco tempo atrás quando o volume caiu de forma significativa. Em 2022, apenas 1.800 picapes haviam sido vendidas até abril, deixando a Amarok na 6ª posição do ranking da categoria.

Designer antecipa visual da nova VW Amarok
Designer antecipa visual da nova VW Amarok
Imagem: Reprodução/Kolesa