Nova Saveiro Cross vira mini-Amarok

Versão off-road da picape da Volkswagen ganha pacote eletrônico oriundo da irmã maior que inclui até controle de estabilidade

Saveiro Cross: linha 2015 ganha mais eletrônicos, além do novo motor 1.6 16V | Imagem: Divulgação

A Fiat Strada pode até vender bem mais que a Saveiro, mas agora a picape da Volkswagen pode estufar o peito e dizer que é mais capaz que sua rival – ao menos na versão Cross, que antes enfrentava a Strada Adventure sem nenhum recurso digno de uma aventureira real – a picape da Fiat traz o famoso Locker, bloqueio de diferencial que ajuda a sair de buraqueiras.

A razão para a mudança de status da Saveiro Cross é que a Volks resolveu aplicar nela parte da parafernália eletrônica da sua irmã maior, a Amarok. Com isso, a Cross passou a contar um pacote tecnológico que inclui controle de estabilidade e tração, ABS off-road e assistente de partida em rampa.

Na prática, isso significa que o proprietário da Saveiro Cross poderá encarar trilhas e estradas enlameadas com mais segurança. Graças ao ESC (controle de estabilidade) é possível contornar curvas, andar em trechos mistos e desviar de obstáculos sem perder o controle do veículo – algo semelhante ao que trazem carros mais sofisticados.

A Saveiro também passa a contar com um recurso interessante para descidas em pisos de cascalhos, por exemplo, o ABS off-road. Ao contrário do ABS comum, que evita o travamento das rodas, a versão off-road causa pequenos travamentos para criar uma “cunha” à frente e facilitar a frenagem. O dispositivo precisa ser acionado no painel, diferentemente do ABS, que está ligado o tempo todo.

Para fazer frente ao Locker, a Saveiro Cross possui o EDL, bloqueio eletrônico de diferencial, que freia a roda com menor tração e transfere o torque para a roda contrária.

Versões com nova nomenclatura

Assim como o Gol e o Voyage, também a Saveiro passou a ser vendida com novas nomenclaturas em suas versões. A versão de entrada ganhou o nome de Starline, a intermediária, de Trendline, além da Cross, topo de linha. “Não adotamos o nome ‘Comfortline’ porque não combina com um veículo de trabalho”, explicou Carlos Leite, gerente de marketing da VW.

A Startline ganhou vidros e travas elétricas de série como principal novidade na linha 2015. Já a Trendline sai de fábrica com direção hidráulica e pode ser equipada com um pacote opcional Active, que inclui sensor de estacionamento, faróis duplos e iluminação da caçamba, entre outros.

A Saveiro Cross, além do novo motor MSI 1.6, ganhou rádio Double Din com Bluetooth e USB, volante multifuncional e kit Interativo, opcional, que tem até piloto automático, retrovisore eletrocrômico e sensores crepuscular e de chuva.

A linha 2015 da Saveiro chega às concessionárias da marca nos próximos dias, porém, os valores não foram fechados ainda, segundo a Volkswagen.