Novo Astra surge como um '308' da Opel

Hatch médio teve a 8ª geração revelada nesta terça-feira na Europa, agora baseada na plataforma EMP2 da Stellantis
Opel Astra 2022

Opel Astra 2022 | Imagem: Divulgação

As boas notícias a respeito do novo Opel Astra (Vauxhall no Reino Unido) é que o hatch médio estreará pela primeira vez propulsão híbrida, um painel digital integrado com central multimídia além de um estilo de linhas retas bastante característico.

A má notícia (ao menos para os fãs da marca) é que o Opel Astra nada mais é do que um Peugeot 308 com roupagem diferente. É mais um produto da Stellantis que é descaracterizado para ampliar a escala de produção e assim diuir custos e ampliar margens de lucro.

Por isso, o hatchback traz a mesma distância entreeixos de 2,675 m assim como a mecânica do rival, incluindo as opções híbridas. Estão lá também o câmbio automático de 8 marchas e outros aspectos comuns como sistema multimídia. As opções de motorização incluem um 1.2 litro a gasolina de 110 cv, um 1.5 litro diesel com 130 cv e duas versões híbridas, com 180 e 225 cv.

Veja galeria de fotos do Opel Astra 2022

A adoção da EMP2 ao menos proporcionou um interior ligeiramente mais espaçoso, graças ao acréscimo de 1,3 cm. O ambiente no carro é bastante minimalista, embora as imagens geradas por computador não passem exatamente uma impressão realista. A Opel afirma que os bancos possuem uma ergonomia certificada por uma entidade alemã. Eles ficam 12 mm mais baixos do que na versão anterior, ampliando a sensação de esportividade, garante a marca.

Opel Astra 2022
Opel Astra 2022
Imagem: Divulgação

Comparado ao painel do 308, o Astra se mostra mais acertado graças à tela digital larga seguindo a tendência inaugurada pelo Mercedes-Benz Classe A. Batizado de ‘Pure Panel’, ele traz dois mostradores digitais de 10 polegadas acima do console.

Por falar em console, o espaço entre os bancos dianteiros não traz manopla do câmbio, enfatizando a amplidão do ambiente.

Longa distância para o Golf

Sobre o estilo chamado de ‘Vizor’ pela Opel, não chega a surpreender já que a fabricante introduziu a linguagem estética em outros modelos como o Corsa e o SUV Mokka. Com traços retilíneos, o hatch médio não chega a causar tanto impacto, mas é um carro com bastante personalidade.

Opel Astra 2022
Opel Astra 2022
Imagem: Divulgação

A missão da 8ª geração (6ª para alguns) é bastante árdua: alcançar o Golf. Em 2020, o modelo da Volkswagen liderou o segmento, ainda bastante relevante na Europa. Foram 284 mil emplacamentos contra apenas 70 mil do antigo Astra.

Com o pacote híbrido, o hatch médio da Opel terá antes que superar outros concorrentes como o Mégane, Focus, Octavia, Corolla, Leon e o próprio 308, seu meio-irmão. Mas isso só em 2022, quando o modelo começará a chegar às concessionárias europeias.