Novo Classe A estreia em setembro

Agora com linhas de hatch, modelo chegará ao Brasil em 2013

Mercedes-Benz Classe A | Imagem: Divulgação

A Mercedes-Benz divulgou informações e imagens da terceira geração do Classe A, que estreia na Europa em setembro e já está confirmado para desembarcar no Brasil no fim do primeiro semestre de 2013. De olho em concorrentes como BMW Série 1 e Audi A3, o modelo deixa de ter linhas características de monovolume para tornar-se um hatchback. A gama de motores gera potência entre 110 cv e  214 cv, visando também a baixa emissão de poluentes.  Ainda não estão definidas quais motorizações e versões de acabamento serão trazidas ao Brasil.

Segurança é outro ponto forte do modelo, segundo a marca. Para se ter uma ideia, a versão de entrada já conta, entre outros itens,  com sistema de assistência à prevenção de colisões.  Os preços, na Alemanha, partem de €23.978,50 (cerca de R$ 62.000 sem impostos) para a versão 180 BlueEfficiency.

Mais baixo que a geração anterior em 1,6 cm, o novo Classe A tem design que pretende passar a imagem de movimento e dinamismo.  São 4,29 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,43 metro de altura, o interior acomoda cinco pessoas e promete bom espaço para três passageiros atrás.

Motores

O Classe A 180 CDI será o primeiro modelo da  Mercedes-Benz com emissão de apenas  98 g de CO2 por quilômetro rodado. Já o A 220 CDI, que estará disponível na Europa a partir de dezembro, antecipa-se às normas de emissão e chegará compatível com o Euro 6, que entrará em vigor somente em 2015.

Os motores a gasolina são turbo e têm injeção direta de combustível. Eles entregam de 158 cv  a 214 cv de potência.Todos os motores do hatch terão a função start-stop de série . A transmissão é manual de seis velocidades, mas opcionalmente o modelo poderá ser equipado com a automática 7G-DCT de dupla embreagem.

Segurança

Inovando no segmento dos modelos compactos, o Classe A vem de série com um sistema de alerta de colisão  que utiliza radar, dotado de assistência de frenagem adaptativa,  que promete reduzir o risco de colisões traseiras. O Collision Prevention Assist (assistente de prevenção a colisão, em português), dá alertas visual e sonoro para que o motorista, no caso de distração, possa identificar obstáculos, e prepara o assistente de frenagem para uma resposta mais precisa do sistema.  O processo inicia assim que o motorista pisa no pedal do freio mais fortemente. 

Também há outros equipamentos de segurança, como assistência para o ponto cego e para manter o carro na faixa; assistência para estacionar, para dar a partida em subidas e de limite de velocidade.

 

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