Novo Focus estreia na Bienal em SP

Terceira geração do carro tem o primeiro motor flex com injeção direta do mundo

Terceira geração do Ford Focus Sedan é apresenta em São Paulo | Imagem: Thiago Vinholes

Ford abre nesta quinta-feira (29) a “Focus pop-up Gallery” no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). O evento, aberto ao público, marca a estreia da terceira geração do Focus no Brasil, modelo que deve começar a ser vendido ainda em meados de outubro deste ano. A mostra, que reúne apenas versões do veículo com carroceria Sedan, também tem atrações como cinema 4D, apresentação de bandas e jogos interativos sobre os novos recursos do carro. O evento ficará aberto até o próximo domingo (1/9) e a montadora não cobra nada pela entrada.

Especial: Carros com prazo de validade prestes a expirar

Enfim alinhado ao Focus europeu, lançado em 2011, o modelo que será oferecido no Brasil já está sendo produzido em Pacheco, na Argentina, que também fabricou as duas gerações anteriores do veículo. Trata-se de carro com apelo visual, seguindo a identidade atual da Ford em design, que tem desenvolvido veículos com estética bastante interessante. Alguns exemplos recentes são o New Fiesta e o novo Fusion, além de modelos à venda no exterior, como a minivan S-Max e o SUV Kuga.

O novo Focus Sedan ainda ganhou itens da “moda”, como faróis com LEDs e teto solar panorâmico. A lista de novidades ainda contempla faróis de xenônio, navegador GPS, 6 airbags, controle eletrônico de estabilidade e o sistema multimídia SYNC com tela de 8” sensível ao toque e funções USB e Bluetooth para telefone celular. E não acabou.

Veja mais: Ford encerra produção do Focus II

O lançamento da Ford tem até sistema de estacionamento automático, semelhante ao Park Assist presente em carros refinados da VW e Audi. O sistema do Focus permite estacionar em vagas paralelas sem a necessidade do motorista tocar no volante.

Motor pioneiro

Para quem é fã da parte mecânica vai querer se informar sobre a motorização do novo Focus. O modelo em pré-lançamento no Brasil estreia o novo motor 2.0 Direct Flex, o primeiro propulsor bicombustível do mundo equipado com sistema de injeção direta de combustível, recurso tradicionalmente aplicado somente em motores a gasolina.

Esse sistema já é muito utilizado por veículos na Europa, Ásia e Estados Unidos e no Brasil aparece somente em modelos importados, a maioria de fabricantes alemãs.

“Com a injeção direta o combustível é borrifado diretamente na câmara de combustão e, com o auxílio de sensores, ele é queimado no ponto, na quantidade e no momento ideal para extrair o máximo de energia e transformá-la em trabalho, que se traduz em torque e potência para o veículo. Junto com a ação do catalisador, esse processo garante também um nível reduzido de emissões”, explicou Cristiano Pedreira, gerente de motores da Ford, durante a apresentação do produto.

Especial: Conheça o novo Focus que vem para o Brasil

Com esse recurso, o motor 2.0 16V ficou mais potente e eficiente em consumo. Gera até 178 cv com etanol e 175 cv na gasolina, ao passo que o torque máximo é de 22,5 kgfm. Tais números colocam o novo carro da Ford entre os primeiros da categoria. A marca, contudo, ainda não divulga dados de desempenho. Por outro lado, o consumo já foi aferido pelo Inmetro, que registrou os seguintes números: 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada (média de 7,6 km/) com etanol e 9,6 km/l e 12,6 km/l (média de 11,1 km/l) utilizando gasolina.

O motor 2.0 Direct Flex, que é uma evolução do 2.0 Duratec do Focus II, também possui duplo comando variável de válvulas (DOHC), que melhora o fluxo de ar e gases de escape no interior do motor, resultando também em mais potência e menor consumo, especialmente quando o motor atua em giros mais elevados.

Os veículos expostos no Focus pop-up Gallery ainda estão equipados com a transmissão semi-automática Powershift de 6 marchas e dupla embreagem, outro recurso avançado que otimiza a performance e eficiência.

Sequência de eventos

Estranhou a ausência do Focus hatch nesse evento? A Ford fez de propósito. Essa ação servirá para promover a versão sedã do carro, que nunca foi um sucesso de vendas no Brasil, ao contrário do modelo dois volumes que lidera a categoria dos hatches médios.

Mas o novo Focus hatch não vai demorar para aparecer. A marca deve mostrar a versão mais vendida em setembro, também com um grande evento aberto ao público. Informações sobre o preço, dada a cautela da marca com esse assunto, deverão ser divulgadas somente na véspera do lançamento comercial do carro, no último trimestre.

Serviço
Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal), Parque do Ibirapuera, São Paulo, entrada pelo Portão 3.

Data: de 29 de Agosto a 1º de Setembro de 2013

Horário de funcionamento:
12h às 22h, na quinta-feira e sexta-feira
10h às 22h, no sábado
10h às 19h, no domingo

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas