Novo Focus estreia na Bienal em SP

Terceira geração do carro tem o primeiro motor flex com injeção direta do mundo

Terceira geração do Ford Focus Sedan é apresenta em São Paulo | Imagem: Thiago Vinholes

Ford abre nesta quinta-feira (29) a “Focus pop-up Gallery” no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). O evento, aberto ao público, marca a estreia da terceira geração do Focus no Brasil, modelo que deve começar a ser vendido ainda em meados de outubro deste ano. A mostra, que reúne apenas versões do veículo com carroceria Sedan, também tem atrações como cinema 4D, apresentação de bandas e jogos interativos sobre os novos recursos do carro. O evento ficará aberto até o próximo domingo (1/9) e a montadora não cobra nada pela entrada.

Especial: Carros com prazo de validade prestes a expirar

Enfim alinhado ao Focus europeu, lançado em 2011, o modelo que será oferecido no Brasil já está sendo produzido em Pacheco, na Argentina, que também fabricou as duas gerações anteriores do veículo. Trata-se de carro com apelo visual, seguindo a identidade atual da Ford em design, que tem desenvolvido veículos com estética bastante interessante. Alguns exemplos recentes são o New Fiesta e o novo Fusion, além de modelos à venda no exterior, como a minivan S-Max e o SUV Kuga.

O novo Focus Sedan ainda ganhou itens da “moda”, como faróis com LEDs e teto solar panorâmico. A lista de novidades ainda contempla faróis de xenônio, navegador GPS, 6 airbags, controle eletrônico de estabilidade e o sistema multimídia SYNC com tela de 8” sensível ao toque e funções USB e Bluetooth para telefone celular. E não acabou.

Veja mais: Ford encerra produção do Focus II

O lançamento da Ford tem até sistema de estacionamento automático, semelhante ao Park Assist presente em carros refinados da VW e Audi. O sistema do Focus permite estacionar em vagas paralelas sem a necessidade do motorista tocar no volante.

Motor pioneiro

Para quem é fã da parte mecânica vai querer se informar sobre a motorização do novo Focus. O modelo em pré-lançamento no Brasil estreia o novo motor 2.0 Direct Flex, o primeiro propulsor bicombustível do mundo equipado com sistema de injeção direta de combustível, recurso tradicionalmente aplicado somente em motores a gasolina.

Esse sistema já é muito utilizado por veículos na Europa, Ásia e Estados Unidos e no Brasil aparece somente em modelos importados, a maioria de fabricantes alemãs.

“Com a injeção direta o combustível é borrifado diretamente na câmara de combustão e, com o auxílio de sensores, ele é queimado no ponto, na quantidade e no momento ideal para extrair o máximo de energia e transformá-la em trabalho, que se traduz em torque e potência para o veículo. Junto com a ação do catalisador, esse processo garante também um nível reduzido de emissões”, explicou Cristiano Pedreira, gerente de motores da Ford, durante a apresentação do produto.

Especial: Conheça o novo Focus que vem para o Brasil

Com esse recurso, o motor 2.0 16V ficou mais potente e eficiente em consumo. Gera até 178 cv com etanol e 175 cv na gasolina, ao passo que o torque máximo é de 22,5 kgfm. Tais números colocam o novo carro da Ford entre os primeiros da categoria. A marca, contudo, ainda não divulga dados de desempenho. Por outro lado, o consumo já foi aferido pelo Inmetro, que registrou os seguintes números: 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada (média de 7,6 km/) com etanol e 9,6 km/l e 12,6 km/l (média de 11,1 km/l) utilizando gasolina.

O motor 2.0 Direct Flex, que é uma evolução do 2.0 Duratec do Focus II, também possui duplo comando variável de válvulas (DOHC), que melhora o fluxo de ar e gases de escape no interior do motor, resultando também em mais potência e menor consumo, especialmente quando o motor atua em giros mais elevados.

Os veículos expostos no Focus pop-up Gallery ainda estão equipados com a transmissão semi-automática Powershift de 6 marchas e dupla embreagem, outro recurso avançado que otimiza a performance e eficiência.

Sequência de eventos

Estranhou a ausência do Focus hatch nesse evento? A Ford fez de propósito. Essa ação servirá para promover a versão sedã do carro, que nunca foi um sucesso de vendas no Brasil, ao contrário do modelo dois volumes que lidera a categoria dos hatches médios.

Mas o novo Focus hatch não vai demorar para aparecer. A marca deve mostrar a versão mais vendida em setembro, também com um grande evento aberto ao público. Informações sobre o preço, dada a cautela da marca com esse assunto, deverão ser divulgadas somente na véspera do lançamento comercial do carro, no último trimestre.

Serviço
Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal), Parque do Ibirapuera, São Paulo, entrada pelo Portão 3.

Data: de 29 de Agosto a 1º de Setembro de 2013

Horário de funcionamento:
12h às 22h, na quinta-feira e sexta-feira
10h às 22h, no sábado
10h às 19h, no domingo