A Ford já iniciou os processos para “esquentar o sangue” do novo Fiesta. Tradicional da fabricação de compactos em versões esportivas, a marca americana prepara atualmente a versão ST para seu principal compacto, que deve chegar às lojas na Europa no segundo semestre deste ano. O modelo, inclusive, foi flagrado pelo site Autoblog.com sendo testado na Alemanha. E tem mais. De acordo com a revista inglesa Autocar, uma variante RS também está nos planos. Segundo a fonte, a opção ainda mais radical estreia em 2012.

Conforme aponta o Autoblog, o New Fiesta ST será impulsionado por uma versão "vitaminada" do motor 1.6 Turbo EcoBoost, capaz de gerar 180 cv. Fora a potência digna de carro grande, o modelo ainda contará com uma série de detalhes especiais em prol de uma aerodinâmica mais apurada, além de componentes para performance elevada, como freios esportivos e pneus mais largos, melhores para contornar curvas em alta velocidade.

A parte visual do carro, conforme mostra o flagra, também está bastante adiantada. Os para-choques, por exemplo, são diferentes. A peça frontal conta com largas entradas de ar, enquanto o componente na traseira exibe um pequeno extrator. Fora esses detalhes, o Fiesta ST fotografado ainda conta com aerofólio, rodas aro 18” com desenho mais trabalhado e bancos concha Recaro.

Já o Fiesta RS será uma versão de rua semelhante ao modelo de competição utilizado no WRC, o Campeonato Mundial de Rali. Conforme apurou a Autocar, o modelo também terá motor o mesmo bloco 1.6, porém ajustado para gerar mais de 200 cv. Além disso, o hatch ainda terá sistema autoblocante para as rodas dianteiras, como no Focus RS. Esse equipamento proporciona ao veículo mais aderência em curvas ao distribuir mais torque para a roda na parte interna do contorno. Mais detalhes sobre o carro ainda são mantidos em segredo.

Thiago Vinholes

|