Novo Golf GTI TCR poderá passar dos 300 cv de potência

Versão esportiva do hatch foi flagrada em testes na Alemanha com novo visual exclusivo
Nova geração do Golf GTI terá opção de câmbio manual

Nova geração do Golf GTI terá opção de câmbio manual | Imagem: Divulgação

Em fevereiro, a Volkswagen revelou os primeiros detalhes do Golf GTI de oitava geração. No entanto, dentro do leque de variantes esportivas do hatch, essa é a configuração menos potente. Já era sabido que a VW tem a intenção de introduzir um Golf R de oitava geração, esse sim com potência de sobra (na casa dos 330 cv) e tração integral, mirando carros como o Mercedes-AMG A 35, entre outros. Esse Golf mais extremo deve estrear na metade do ano, caso a pandemia desencadeada pelo novo coronavírus não altere os planos da marca. 

Dentro da Volkswagen, contudo, ainda faltava o Golf GTI TCR, uma variante intermediária, com mais potência que o GTI, mas não tão radical quanto o R. Faltava, pois o modelo foi flagrado em testes sem camuflagens na famosa pista alemã de Nürburgring. Apesar de não ter emblemas, é possível ver que não se trata de um GTI convencional. Essa configuração pode chegar nas lojas européias depois do Golf R, possivelmente até o fim deste ano. 

O carro flagrado tinha uma entrada de ar maior e mais proeminente na dianteira. Além disso, o para-choque tem desenho exclusivo, enquanto o aerofólio traseiro é maior que o do GTI. Na parte de trás, o para-choque também é diferente, com difusor de ar e saída dupla de escape. Não há fotos da cabine, mas é possível notar que os bancos dianteiros possuem suportes laterais mais pronunciados.

Ainda não há informações concretas a respeito da motorização desse novo VW Golf GTI TCR, mas sabe-se que o GTI convencional oferecerá um 2.0 turbo de quatro cilindros com 245 cv de potência. Especula-se na mídia europeia que o TCR trará o mesmo motor do GTI, mas reprogramado para entregar cerca de 300 cv, uma vez que o atual GTI TCR tem 290 cv. No entanto, a novidade manterá apenas a tração dianteira.

 

Nova geração do Golf GTI terá opção de câmbio manual
Acima a configuração GTI baseada na oitava geração do hatch
Imagem: Divulgação

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!