Novo VW Golf GTI terá 245 cv de potência

Oitava geração do modelo chega acompanhado por mais versões esportivas como a GTD a diesel e a GTE híbrida
Volkswagen Golf GTI 2021

Volkswagen Golf GTI 2021 | Imagem: Divulgação

Depois de apresentar a oitava geração do Golf em novembro de 2019, a Volkswagen finalmente revelou os detalhes oficiais da versão GTI. O esportivo, que foi exibido apenas para o mercado europeu até o momento, continuará sendo acompanhado pelas variantes esportivas a diesel (GTD) e híbrida (GTE). Os preços ainda não foram revelados.

Sob o capô do Golf GTI está uma nova interação do motor EA288 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros em linha. Enquanto a sétima geração do esportivo tinha 230 cv, a nova entrega até 245 cv de potência. O torque máximo chega a 37,7 kgfm. A Volkswagen optou por manter o câmbio manual de seis velocidades para os mais puristas.

No entanto, a transmissão automatizada de dupla embreagem DSG com sete velocidades também está disponível como opcional e, agora, como nas outras versões automáticas do Golf, o GTI dispõe de uma alavanca de câmbio digital com uma pequena peça no console central para efetuar as mudanças. A solução também já é utilizada no Porsche 911.

O Golf GTD, por sua vez, tem um 2.0 turbodiesel de 200 cv de potência. Segundo a Volkswagen, trata-se do turbodiesel mais potente instalado no hatch em toda a sua história. Já o GTE, híbrido, combina o motor 1.4 turbo a gasolina a uma unidade elétrica instalada na caixa de transmissão automática e entregar no total 245 cv, mesma potência do GTI. O híbrido também pode rodar cerca de 60 km em modo totalmente elétrico e suas baterias podem ser carregadas em tomadas convencionais. Hoje em dia a Volkswagen comercializa essa configuração do Golf no Brasil ainda baseada na sétima geração. 

Por dentro, o novo Golf GTI mantém as alterações apresentadas pela oitava geração, mas com alguns toques exclusivos. Essa versão tem de série o painel digital de instrumentos com 10,25 polegadas e uma tela sensível ao toque para a central multimídia com 8 polegadas. Opcionalmente, o sistema de entretenimento pode trazer mais uma tela 10,25 polegadas. A instrumentação digital tem grafismos exclusivos à versão GTI, também podendo ser personalizada.

Visualmente, há sutis diferenças em relação às demais versões do Golf de oitava geração. Por outro lado, o GTI acrescenta para-choques exclusivos, grade em forma de colméia com luzes diurnas de LED integradas, um difusor traseiro e um pequeno aerofólio no tampão traseiro. Há opções de rodas com 17, 18 ou 19 polegadas de diâmetro.

Como manda a tradição, o Golf GTI tem uma listra vermelha de ponta a ponta na dianteira, passando pelos faróis e grade, que traz o emblema GTI. Por dentro, quem optar pelos bancos de tecido, receberá o clássico padrão quadriculado que existe desde a primeira geração do Golf GTI.

Volkswagen Golf GTI 2021
Volkswagen Golf GTI 2021
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!