Novo Jaguar XF muda de dentro para fora

Segundo XF estreia em Nova Yorkcom visual que lembra o primeiro modelo, mas com perda de peso de até 190 kg

Jaguar XF 2016 | Imagem: Divulgação

A segunda geração do XF é a principal atração da Jaguar no Salão de Nova York. O novo sedã britânico chega a lembrar a versão atual e até mesmo o modelo de entrada da marca, o XE, mas se diferencia por mudanças mais importantes, como redução de peso e medidas, interior com acabamento mais refinado e conjunto mecânico mais moderno.

Em comparação com o primeiro modelo, o novo Jaguar XF apresenta uma redução de peso de até 190 quilos, já que é 75% construído em alumínio, com distribuição numa proporção de quase 50:50 e também um aumento na rigidez torcional em 28 por cento. Nas dimensões, o três-volumes está 7 milímetros mais curto e 3 mm mais baixo. A distância entre-eixos, por sua vez, aumentou em 51 mm, chegando a 2.960 mm, aumentando o espaço interno para os ocupantes.

O XF 2016 vai ser oferecido com o novo motor 2.0 litros turbodiesel da família Ingenium, capaz de render 165 cavalos de potência e 38,7 kgfm de torque em uma primeira versão ou 180 cv e 43,8 kgm na segunda, com transmissão manual de seis marchas ou automática de oito velocidades. De acordo com a Jaguar, o XF é o “não-híbrido a diesel mais eficiente da categoria”, com consumo médio de 25 km/l e 104 g/km de emissões de CO2.

A linha dispõe ainda do 3.0 V6 biturbo a diesel, com 300 cv e 71,4 kgfm, e do 3.0 V6 turbo a gasolina, que entrega até 380 cv e 45,9 kgfm, ambos com câmbio automático de oito marchas.

O modelo possui suspensão traseira Integral Link (com braços duplos sobrepostos e multilink), direção elétrica e sistema de configuração Dynamics, que permite alterar o comportamento da direção, amortecedores, motorização e câmbio.

Nos itens de série, o novo Jaguar XF oferece sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 10,2 polegadas, processador de quatro núcleos e disco rígido para o armazenamento, painel de instrumentos com tela TFT configurável de 12,3 polegadas e sistema de som Meridian surround digital com 17 alto-falantes e 825 watts de potência.  

Assine a newsletter semanal do AUTOO!