Quem está acostumado a dirigir veículos voltados para encarar a buraqueira das estradas de terra, como picapes e jipes, sabe que o forte desses carros é transpor obstáculos com robustez de sobra. Detalhes como velocidade final ou o quão rápido eles chegam aos 100 km/h não é algo decisivo na hora de escolher esses modelos, mas ainda são informações muito úteis quando queremos ter uma ideia do desempenho que eles são capazes de entregar ao volante.  

Pensando nisso, os colegas australianos do Performance Drive trataram de realizar algumas medições com a nova geração do Suzuki Jimny, modelo que chega este ao Brasil em sua nova opção de carroceria Sierra, que é maior e oferece um pouco mais de espaço para os passageiros e bagagens. Vale a pena destacar que em sua nova geração o Jimny conta com propulsor 1.5 de quatro cilindros, que entrega 108 cv a 6.000 rpm e 14,1 kgfm de torque a 4.000 rpm. O modelo poderá receber o câmbio manual de 5 marchas ou, como uma grande novidade para a linha, a caixa automática de 4 marchas. 

Segundo os números obtidos pelo Performance Drive, o novo Jimny, como era de se esperar, não denota uma aceleração de 0 a 100 km/h muito veloz (veja um resumo dos números abaixo e no vídeo logo depois), com a opção automática precisando de mais de 15 segundos para cumprir a prova. De qualquer forma, o jipinho não se saiu mal nas provas de retomada. O foco de modelos como o Jimny é oferecer muito mais economia de combustível e disposição para enfrentar terrenos irregulares, algo que sua robusta tração 4x4 com reduzida e a construção de chassi sobre carroceria colaboram bastante. 

De qualquer forma, o teste realizado na Austrália já nos permite ter uma ideia melhor do que podemos esperar do simpático jipinho aqui no Brasil.  

Confira os números obtidos pelo Performance Drive:

0 - 60 km/h: 5,4 s (manual)/ 6,2 s (automático)
0 - 100 km/h: 12 s (manual)/15,1 s (automático)
60 - 110 km/h: 8,9 s (manual)/12,3 s (automático)
0 - 400 metros (1/4 milha): 18,4 s a 120 km/h (manual)/19,7 s a 113 km/h (automático)
Frenagem 100-0 km/h: 50,17 metros em 3,94 s (automático) 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw