Novo motor 1.6 estreia em versões especiais do Gol e da Saveiro

Volkswagen desenvolve propulsor com 120 cv que deve substituir antigo 1.6 8V, que tem apenas 104 cv

Volkswagen não divulgou preços da linha 2015 | Imagem: Divulgação

Agora, sim, potência e torque para não passar vergonha. A Volkswagen apresentou nesta semana um novo motor 1.6 16V que estreia nas versões Rallye do Gol e Cross da Saveiro. Com 120 cv de potência e consumo mais baixo, ele deverá ser usado em outros modelos e versões do hatch e picape, aposentando assim o 1.6 8V atual, que oferece apenas 104 cv – bem menos do que equipamentos similares da concorrência.

Para se ter uma ideia, esse motor, batizado de MSI e da mesma família do pequeno propulsor três cilindros usado pelo up!, consegue um desempenho semelhante ao do 2.0 que equipa o Jetta de entrada e que é um derivado dos motores usados no antigo Santana.

Assim como o 1.0, o novo 1.6 foi desenhado com alguns conceitos modernos de engenharia, a começar pelo bloco feito em alumínio – em motores antigos ele usa ferro fundido, 14 kg mais pesado. Mas ele também traz recursos que não eram comuns na marca, até então, como comando variável de válvulas. Com ele, é possível oferecer o melhor desempenho do motor numa faixa de rotação ampla do motor, além de significar mais economia.

São 120 cv e 16,8 kgfm de torque com etanol ou 110 cv e 15,8 kgfm de torque com gasolina no tanque. Ou seja, o motor é bem mais potente usando álcool que o anterior – o consumo não foi divulgado.

Laboratório

A Volkswagen limitou a novidade a duas versões topo de linha, o Gol Rallye e a Saveiro Cross. Com vendas mais restritas, elas servirão de laboratório para o novo motor, mas a tendência é o Voyage e outras versões do Gol e Saveiro troquem seus velhos motores por ele, assim como o Fox.

O motor 1.6 MSI também adotou a partida a frio aquecida, um sistema que aquece o etanol em temperaturas baixas e dispensa o uso do tanquinho de gasolina.

Segundo a VW, o Gol Rallye equipado com o novo motor acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos contra 10,3 segundos da versão anterior – com gasolina, os números são 9,9 segundos e 10,6 segundos, respectivamente.

Já a Saveiro Cross está um segundo mais veloz, seja com etanol ou gasolina.