Novo motor 1.6 estreia em versões especiais do Gol e da Saveiro

Volkswagen desenvolve propulsor com 120 cv que deve substituir antigo 1.6 8V, que tem apenas 104 cv

Volkswagen não divulgou preços da linha 2015 | Imagem: Divulgação

Agora, sim, potência e torque para não passar vergonha. A Volkswagen apresentou nesta semana um novo motor 1.6 16V que estreia nas versões Rallye do Gol e Cross da Saveiro. Com 120 cv de potência e consumo mais baixo, ele deverá ser usado em outros modelos e versões do hatch e picape, aposentando assim o 1.6 8V atual, que oferece apenas 104 cv – bem menos do que equipamentos similares da concorrência.

Para se ter uma ideia, esse motor, batizado de MSI e da mesma família do pequeno propulsor três cilindros usado pelo up!, consegue um desempenho semelhante ao do 2.0 que equipa o Jetta de entrada e que é um derivado dos motores usados no antigo Santana.

Assim como o 1.0, o novo 1.6 foi desenhado com alguns conceitos modernos de engenharia, a começar pelo bloco feito em alumínio – em motores antigos ele usa ferro fundido, 14 kg mais pesado. Mas ele também traz recursos que não eram comuns na marca, até então, como comando variável de válvulas. Com ele, é possível oferecer o melhor desempenho do motor numa faixa de rotação ampla do motor, além de significar mais economia.

São 120 cv e 16,8 kgfm de torque com etanol ou 110 cv e 15,8 kgfm de torque com gasolina no tanque. Ou seja, o motor é bem mais potente usando álcool que o anterior – o consumo não foi divulgado.

Laboratório

A Volkswagen limitou a novidade a duas versões topo de linha, o Gol Rallye e a Saveiro Cross. Com vendas mais restritas, elas servirão de laboratório para o novo motor, mas a tendência é o Voyage e outras versões do Gol e Saveiro troquem seus velhos motores por ele, assim como o Fox.

O motor 1.6 MSI também adotou a partida a frio aquecida, um sistema que aquece o etanol em temperaturas baixas e dispensa o uso do tanquinho de gasolina.

Segundo a VW, o Gol Rallye equipado com o novo motor acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos contra 10,3 segundos da versão anterior – com gasolina, os números são 9,9 segundos e 10,6 segundos, respectivamente.

Já a Saveiro Cross está um segundo mais veloz, seja com etanol ou gasolina.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas