Novo Toyota RAV4 aparece por inteiro

Crossover japonês chega a quarta geração com visual reformulado e consumo reduzido

Toyota RAV4 2013 | Imagem: Toyota

O arquirrival do Honda CR-V, o Toyota RAV4, enfim foi reformulado. A montadora japonesa liberou nesta sexta-feira (30) as primeiras informações e imagens oficiais da quarta geração de seu crossover, que está exposto no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos. Segundo a marca, o modelo estreará no mercado dos Estados Unidos no início de 2013.

Na nova linha do veículo a montadora se preocupou em tornar seu design mais atraente, ficando longe da sobriedade do modelo anterior, e o motor quatro cilindros, de menor consumo, agora é padrão no RAV4 – o V6 foi abandonado.

O desenho do crossover toma emprestado elementos do sedã Camry, com linhas mais esportivas e joviais, e o acabamento interno melhorou significativamente – ele tem até revestimento de couro no painel e central multimídia integrada. A Toyota também afirma que a reforma na cabine aumentou consideravelmente a capacidade do porta-malas, que segundo a empresa é a maior da categoria: leva 1.087 litros ou 2.075 l com os bancos rebatidos.

Já o motor 2.5 quatro cilindros a gasolina por enquanto é a única opção para o RAV4, que também só oferece escolha de transmissão automática sequencial, agora com 6 marchas. Já o propulsor, conforme números do fabricante, gera 176 cv e 23,7 kgfm de torque máximo. O crossover, por outro lado, continua a contar com versões com tração 4x2 ou 4x4.

Veja mais: Toyota RAV4 elétrico é lançado nos EUA

Segundo a Toyota, o RAV4 com tração apenas nas rodas dianteiras roda em média 10,2 km por litro de gasolina em vias urbanas e 13,1 km/l em regime rodoviário. Já a versão 4x4 percorre 9,3 km/l e 12,3 km/l, nas mesmas condições.

O veículo também já traz uma farta lista de equipamentos de fábrica, que inclui itens como ar condicionado dual zone, teto solar, faróis com LEDs, controlador de velocidade de cruizeiro e câmera de ré. Há ainda novos recursos de segurança, como a presença de 8 airbags e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

A divisão brasileira da Toyota ainda não tem uma previsão de quando a nova geração do RAV4 desembarca no mercado brasileiro. O modelo atual tem preço inicial de R$ 108.500.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!