Conforme previsto, a Volkswagen realizou nesta sexta-feira (16) a apresentação da sexta geração do Polo em Berlim, na Alemanha. O hatch, que já soma 14 milhões de unidades vendidas ao longo de sua ampla trajetória no mercado global, foi brindado com uma grande evolução sobretudo na eletrônica embarcada.

Pelo menos na Europa, o Polo 2018 será oferecido em cinco versões, partindo da Trendline, Comfortline, Highline, a série especial Polo Beats (com sistema de som de 300W desenvolvido em conjunto com a famosa marca de fones de ouvido norte-americana) e a esportiva GTI, que passa a contar com o motor 2.0 TSI de 200 cv e mantém o conhecido padrão xadrez “Clark” para os bancos. Uma grande novidade do modelo será a opção TGI, movida com um motor 1.0 turbo que utiliza gás natural e entrega 90 cv de potência. 

Na Alemanha, onde vai partir de 12.975 euros (pouco mais de R$ 48.000), o Polo Trendline já sai de fábrica com equipamentos bem interessantes, como as luzes diurnas com função “coming and leaving-home”, limitador de velocidade e o sistema Front Assist, que monitora a área frontal do veículo e pode realizar frenagens autônomas de emergência inclusive para pedestres.

Em seu amplo leque de versões, o Polo poderá receber equipamentos antes reservados a segmentos superiores. O hatch vai estrear a nova geração do Active Info Display, o painel de instrumentos digital da VW, algo ainda raro nos hatches compactos mesmo na Europa. As opções de central multimídia para o modelo irão reunir opções de aparelho com telas de 6,5” a 8”, colaborando para realçar o visual do interior.

O novo Polo ainda poderá receber equipamentos como o controlador de velocidade adaptativo (ACC) capaz de atuar em velocidades de até 210 km/h, detector de ponto cego, alerta de tráfego cruzado na traseira do carro e assistente de estacionamento capaz também de retirar o carro das vagas. Seu sistema de chave presencial com partida por botão também permitirá ligar o carro remotamente.

Também completam a lista de equipamentos oferecidos para o novo Polo 2018 recursos como os faróis full-LED de alta intensidade, luzes de condução diurna e lanternas com iluminação em LED, sistema de ar-condicionado “Air Care Climatronic” com sensor de qualidade do ar e filtro alergênico, carregador sem fios para smartphones (conexão indutiva) e teto solar panorâmico. O Polo também poderá receber o sistema Sport Select de amortecedores ativos. Ao todo o modelo terá 14 opções de cores e 12 variações de rodas de liga leve, variando entre os aros 14” a 18”, além de 17 configurações de painéis, duas opções de acabamento interno e 11 tipos de forrações para os bancos, tudo isso pelo menos no mercado europeu.

Vale a pena destacar que o Volkswagen Polo 2018 deu um belo salto no tamanho, alcançando agora 4.053 mm de comprimento. Com isso, a Volkswagen destaca que o Polo oferecerá bem mais espaço interno e versatilidade, algo realçado pelo porta-malas agora com 351 litros de capacidade. “As proporções muito melhores criam a moldura para uma aparência mais adulta e confiante do Polo de sexta geração, agora mais carismático, evoluído, contemporâneo e amigável. Ele também está mais esportivo, jovem e mais masculino”, explica Klaus Bischoff, chefe de design global da marca Volkswagen. Vale destacar que o Polo a partir de agora será oferecido somente com carroceria 4 portas. 

Pelo menos na Europa, o novo Polo terá uma ampla gama com nove opções de motores, todos equipados com start-stop, indo desde o 1.0 aspirado com 65 cv até o 2.0 TSI de 200 cv, passando também pelo novo 1.5 TSI EVO com o sistema de desativação dos cilindros. O câmbio de dupla embreagem será uma opção para o hatch vendido na Europa. Além do comprimento de 4,05 m já citado, o novo Polo alcança 1,75 m de largura, 1,44 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. 

Vários pacotes também serão oferecidos para o novo Polo europeu, como o R-Line, Black e Style. O esportivo R-Line sairá de fábrica com rodas de liga leve aro 16”, para-choques dianteiro esportivo e, na traseira, um difusor com friso cromado além de defletor no teto. 

E no Brasil...

Uma das grandes apostas da Volkswagen para recuperar espaço no mercado brasileiro, o novo Polo será fabricado por aqui e inaugura uma nova família baseada na plataforma MQB A0 composta pelo sedã Virtus, o SUV compacto T-Roc ou T-Cross (o nome que será adotado aqui ainda não está confirmado) e uma picape compacta-média.

Segundo apuramos no Salão de Buenos Aires, o Volkswagen Polo 2018 fabricado em São Bernardo do Campo (SP) terá algumas mudanças pontuais no design em relação ao Polo europeu, mas nada muito significativo.

Resta saber se a Volkswagen vai investir na competitividade e permitrá aos brasileiros “rechear” o Polo nacional com toda a gama de eletrônica a bordo que o hatch recebeu na Europa. 

Por aqui, o Polo deverá contar com os motores 1.6 16V e o 1.0 TSI sob o capô. Pelo posicionamento do modelo por aqui, entre o Fox e o Golf, é difícil apostar que a Volkswagen prepare uma versão 1.0 aspirada do novo Polo por aqui. Ao contrário da Europa, a única opção de câmbio automático no Brasil deverá ser a caixa com conversor de torque e 6 marchas presente em modelos como Golf e no Jetta 1.4 TSI.    

A previsão é que o Volkswagen Polo 2018 fabricado no Brasil chegue às lojas no segundo semestre deste ano. Dentre os rivais, o novo Polo 2018 enfrenta logo de cara o recém-lançado Fiat Argo, porém, se mantiver o mesmo padrão do modelo revelado na Europa, o novo Polo tem tudo para superar com folga o rival sobretudo em tecnologia. Assim como o Polo, o Argo também conta com comprimento na casa dos 4 metros e os dois ditam as premissas do que veremos nas próximas gerações dos hatches compactos por aqui. 

 
 
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
 

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/